Imprimir

Notícias / Cidades

Ex-deputado Valtenir Pereira e dois ex-prefeitos são alvos de operação da PF em Mato Grosso; fotos

Da Redação - Wesley Santiago

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), a segunda fase da 'Operação Tapiraguaia', com o objetivo de combater esquema de desvio de recursos públicos federais e pagamento de proprinas em duas prefeituras de Mato Grosso. Entre os alvos estão o ex-deputado federal e atual suplente, Valtenir Pereira (MDB). O ex-prefeito da cidade de Confresa, Gaspar Lazari foi preso. Já  a residência de um  ex-prefeito de Nova Serra Dourada Edson Yukio Ogatha  foi alvo de mandado de busca.

Participam da ação mais de 30 policiais federais e servidores da Controladoria-Geral da União (CGU), que cumprem 12 mandados de busca e apreensão, três prisões preventivas e sete medidas cautelares nos municípios mato-grossenses de Cuiabá, São Félix do Araguaia, Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia, Apiacás e também em Brasília (DF).

O mandado contra Valtenir Pereira seria de busca e apreensão. São alvos da operação, além do ex-deputado federal, dois assessores, dois prefeitos, uma presidente de comissão de licitação, dois engenheiros fiscais e um assessor jurídico. 

Outro nome que é alvo da operação é o ex-prefeito de Confresa, Gaspar Lazzari (PSD),que foi denunciado em abril deste ano pelo Ministério Público Federal (MPF) em Barra do Garças, sob acusação de fraudes nos processos licitatórios referentes às áreas de saúde, educação e infraestrutura rural do município.

Ainda conforme o apurado pela reportagem, o ex-procurador do município de Serra Nova Dourada, Marcelo Luiz Faustino Pereira, foi preso preventivamente. Atualmente ele trabalha como assessor parlamentar.   Os policiais efetuaram a prisão em um hotel de Cuiabá onde ele estava hospedado.

A segunda fase é resultado da análise dos dados bancários e dos objetos apreendidos durante a primeira fase da operação, ocorrida em 30 de janeiro deste ano. O material aponta que o ex-deputado teria montado um esquema criminoso em conluio com empresários e prefeitos de Confresa e Serra Nova Dourada.

Segundo as investigações da Polícia Federal, mais de R$ 600 mil teriam sido utilizados para pagamento de proprina. 

Os investigados irão responder por organização criminosa, corrupção, lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e crimes licitatórios, podendo pegar até 40 anos de prisão.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Barra do Garças/MT, que também determinou o sequestro de bens e valores.

O nome da operação faz referência à palavra “Tapiraguaia”, primeiro nome do município de Confresa/MT. O termo é uma junção das palavras “Tapirapé” e “Araguaia”, dois rios da região norte mato-grossense.

Atualizada às 06h53. Mais informações em instantes.
Imprimir