Imprimir

Notícias / Cidades

Polícia divulga foto de foragido de operação contra quadrilha que sonegou R$ 4 mi

Da Redação - Vinicius Mendes

A Polícia Judiciária Civil (PJC) divulgou uma foto de Marcelo Ledra Garcia, vulgo “Marcelo Bacat”, alvo da ‘Operação Liber Pater’ que está foragido. A Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) deflagrou a operação para desmantelar uma quadrilha acusada de sonegar R$ 4 milhões em impostos com vendas de bebidas quentes. Mandados foram cumpridos em condomínios de luxo.
 
Leia mais:
Defaz cumpre mandado em condomínio de luxo e empresas acusadas de sonegação; veja lista
 
A Defaz cumpriu na manhã desta sexta-feira (23) 11 mandados de prisão e 37 de busca e apreensão contra acusados de sonegação no Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). A Secretaria de Fazenda (Sefaz) atuou em conjunto.
 
Os mandados foram expedidos para cumprimento em 13 cidades de Mato Grosso e 1 cidade do Estado de Tocantins, sendo elas: Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Comodoro, Jauru, Cáceres, Mirassol D’oeste, São José dos Quatro Marcos, Figueirópolis D’Oeste, Tangará da Serra, Campo Novo dos Parecis, Primavera do Leste, Juína e Palmas (TO).
 
A operação conjunta conta com a participação de 154 servidores públicos. São  25 delegados, 75 investigadores, 25 escrivães, que atuam na Delegacia Fazendária e outras unidades da Diretoria de Atividades Especiais como Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), Delegacia do Meio Ambiente (Dema), e ainda de delegacias da Diretoria do Interior, das cidades com ordens expedidas.
 
A Secretaria de Fazenda empregou 17 Agentes de Tributos Estaduais e 12 Fiscais de Tributos Estaduais na operação. No entanto, Marcelo Ledra Garcia, que possui residência no Bairro Jardim Aclimação, em Cuiabá, não foi encontrado e permanece foragido.
 
Nome

Líber Pater remete à Roma antiga, onde havia o culto a Liber Pater (“pai livre”), considerado o deus da viticultura, fertilidade e liberdade. Além de liberdade, o termo Liber também remete à libação, ao ritual de oferecer uma bebida e beber por prazer. Segundo a lenda, Liber Pater foi quem mandou o pastor Estáfilo, filho do deus Dionísio, enviar as uvas para o rei, chamado Oinos, e também teria ensinado o monarca a extrair o sumo e, dessa forma, criar a bebida à qual ele deu seu nome.
Imprimir