Imprimir

Notícias / Cidades

Com mais de 1,6 mil casos em 11 estados, Cuiabá disponibiliza vacina contra o sarampo

Da Redação - José Lucas Salvani

A Prefeitura de Cuiabá disponibiliza doses contra o sarampo em todas as salas vacinais, exceto as que estão em reforma. A medida preventiva chamada de “dose zero” segue a determinação do Ministério da Saúde e visa ser uma resposta rápida ao último boletim epidemiológico que apontou 1.680 casos confirmados de sarampo, em 11 estados brasileiros. Até o momento, nenhum caso foi confirmado na capital mato-grossense. 

Leia mais:
Com investimento de R$ 859 mil, nova UBS terá capacidade para 10 mil atendimentos por mês

A meta no país é vacinar 1,4 milhão de crianças. Desta forma, o Ministério da Saúde informou que irá enviar 1,6 milhão de doses para os estados. Entretanto, segundo a Responsável Técnica de Imunização (RT) de Cuiabá, Sandra Horn, é importante esclarecer que a chamada "dose zero" não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança.

"Além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. Ou seja, a vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomada a "dose zero" da vacina", enfatizou. 

Em Cuiabá, a Secretaria de Saúde realiza rotineiramente por meio das unidades de Atenção Básica, ações de atualização do calendário Vacinal. Na rotina, a tríplice viral está disponível em todas as salas vacinais para crianças de 12 a 15 meses.  A vacina previne também contra rubéola e caxumba.
Imprimir