Imprimir

Notícias / Política MT

Secretária diz que manifestações são exageradas e garante que MT está contornando queimadas

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo/Érika Oliveira

A secretária de Estado de Meio Ambiente Mauren Lazzaretti acredita que as manifestações contra as queimadas na floresta Amazônica em redes sociais, assim como em protestos que aconteceram em todo o país, foram exagerados em relação a Mato Grosso. O Estado, segundo ela, está trabalhando muito para reverter a situação.

Leia também
Governador suspende emissão de desmatamento e prorroga período proibitivo de queimadas


De acordo com a comandante da Sema, Mato Grosso já viveu várias outras crises piores por conta de queimadas, que acabaram não tendo a comoção que está acontecendo hoje em dia, devido ao momento político que o país está passando.

“Em Mato Grosso eu acho que é um exagero. Temos um alerta sim, precisamos ter combate, mas já tivemos anos muito piores sem manifestações nem próxima ao que estamos tendo agora. A Amazônia é muito grande e existem em outros estados, situações muito críticas e principalmente, sem estrutura para dar resposta. É importante ressaltar que Mato Grosso tem a melhor resposta a todos os eventos”, disse a titular da pasta nesta sexta-feira (30), garantindo que o próprio Governo Federal aprovou a forma como o Estado está lidando com a situação.

“O nosso Estado, inclusive, acabou sendo um dos últimos a receber reforço federal, exatamente porque o ministro veio e percebeu que nós estávamos dando respostas a estes incidentes”, afirmou.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve em Cuiabá e declarou que grande parte dos incêndios provocados na baixada, aparentam ser causados por pequenos agricultores, após fazer um sobrevôo até a Chapada dos Guimarães.

Nesta sexta, o governador Mauro Mendes (DEM) anunciou um decreto que prorroga o período proibitivo de queimadas, além de suspender emissões de autorização de desmatamento em todo o Estado até o dia 30 de novembro. A medida, segundo o chefe do Executivo, foi tomada para que todo o esforço seja aplicado no combate às queimadas que estão acontecendo em Mato Grosso.
Imprimir