Imprimir

Notícias / Política MT

Ministro da Educação vem a Mato Grosso discutir militarização das escolas públicas

Da Redação - Érika Oliveira

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, estará em Cuiabá nesta quinta-feira (05) para participar de um evento da Polícia Militar de Mato Grosso. O objetivo da agenda é discutir a militarização das escolas públicas do Estado, projeto de autoria do deputado bolsonarista Silvio Fávero (PSL) e já sancionado pelo governador Mauro Mendes (DEM).  

Leia mais: 
Governador sanciona lei que transforma escolas da rede estadual em Colégios Militares 

A Lei nº 10.922, que permite transformar as escolas públicas de Mato Grosso em colégios militares, foi sancionada em julho. De acordo com a legislatura, a adesão das escolas ao modelo militar será feita de forma voluntária. A militarização das escolas brasileiras é uma das principais agendas do Governo Bolsonaro. 

Atualmente, Mato Grosso possui oito escolas militares, sendo sete da Polícia Militar, que estão localizadas nos municípios de Cuiabá, Confresa, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Juara e Rondonópolis (em fase de implantação), e uma do Corpo de Bombeiros, em Alta Floresta. 

Conforme a lei, os novos colégios militares serão implementados em conjunto com as secretarias de Estado de Educação e de Segurança Pública. Ainda de acordo com a matéria, o Executivo poderá realizar convênios com órgãos federais, municipais e privados, para aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. 

Além de participar do evento em que será comemorado os 184 anos de existência da Polícia Militar de Mato Grosso, Weintraub deverá cumprir outras agendas ao lado do governador Mauro Mendes.
Imprimir