Imprimir

Notícias / Esportes

Brasileira Sarah Menezes perde decisão do bronze do Mundial de judô

Folha Online

A brasileira Sarah Menezes teve a chance de conquistar a primeira medalha do Brasil no Mundial de judô, que começou nesta quarta-feira em Roterdã, na Holanda, mas foi derrotada na decisão de um dos bronzes da categoria até 48 kg pela sul-coreana Chung Jung-Yeon.

O outro bronze foi para a francesa Frédérique Jossinet. A japonesa Tomoko Fukumi conquistou o título ao bater a espanhola Oriana Blanco na final.

A vencedora do combate de Sarah foi definida pelos árbitros, que optaram de forma unânime pela judoca asiática após empates nos cinco minutos regulamentares e no "golden score", o tempo extra.

Sarah esteve perto da vitória. Ela tinha um wazari de vantagem a 42s do fim do tempo normal, quando sofreu um golpe que valeu a Chung Jung-Yeon a mesma pontuação.

Campeã mundial júnior de sua categoria no ano passado, a brasileira passou pela argentina Paula Pareto, bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, e pela russa Ludmila Bogdanova em seus primeiros combates.

Em sua terceira luta em Roterdã, foi derrotada pela romena Alina Dumitru, atual campeã olímpica, e ficou fora da disputa pelo ouro, indo assim para a repescagem --venceu Volha Leshchanka, de Belarus.

Representante do país na categoria até 60 kg, a mais leve para homens, Denilson Lourenço entrou direto na segunda rodada, mas foi batido pelo ucraniano Georgiy Zantaraya logo em sua estreia.

Já Leandro Cunha, substituto de João Derly entre os atletas com peso máximo de 66 kg, conseguiu passar por sua primeira luta, em que venceu o moçambicano Bruno Luzia. Logo na sequência, teve pela frente o japonês Masato Uchishiba, bicampeão olímpico, que o eliminou por ippon.

Na última edição do Mundial de judô, disputada no Rio de Janeiro, em 2007, o Brasil conquistou três medalhas de ouro (Luciano Corrêa, João Derly e Tiago Camilo) e uma de bronze (João Gabriel Schilittler).
Imprimir