Imprimir

Notícias / Política MT

Primeira-dama de Cuiabá ganha destaque nacional por atuação na defesa das mulheres vítimas de violência

Da Redação - Érika Oliveira

O programa Qualifica Cuiabá 300, idealizado pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, foi apresentado em Brasília como referência em política pública de combate à violência doméstica e familiar durante o simpósio ‘Fortalecimento da Mulher no Espaço de Poder e Decisão’. Este é mais um dos projetos que vêm sendo promovidos pela Prefeitura da Capital, que recentemente firmou Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para criação da Secretaria Municipal da Mulher.

Leia mais:
Prefeitura firma Termo de Cooperação com TJ e anuncia criação de Secretaria Municipal da Mulher; vídeo

“A assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) é algo inédito que ficará para a história de Cuiabá. Nunca se fez tanto para combater esse mal que atinge nossa cidade onde mulheres são violentadas todos os dias. Estamos nos empenhando para formar uma verdadeira rede de combate à violência com a parceria de outros poderes e instituição, essa assinatura é a consolidação de tudo isso”, destacou Márcia Pinheiro.

O Qualifica Cuiabá 300 consiste em levar cursos de qualificação profissional gratuitamente aos bairros de Cuiabá e tem como objetivo capacitar mulheres para o mercado de trabalho ou empreendedorismo para garantir a sua independência financeira.

A Prefeitura de Cuiabá possui, ainda, a Casa de Amparo, considerada referência nos trabalhos de auxílio e recuperação de mulheres vítimas de violência como assistência social, atendimento psicológico, acompanhamento jurídico, transporte escolar, entre outros. A unidade, que já possui 20 vagas de assistencialismo, passa atualmente por reformas de ampliação.

“Essa união com outros poderes é indispensável para combatermos cada vez mais essa questão da violência doméstica. Vamos entregar a Cuiabá dos 300 anos como a Capital modelo nas ações que assegurem o empoderamento feminino e o direito de igualdade de gênero”, pontuou a primeira-dama.
 
Imprimir