Imprimir

Notícias / Política MT

Prefeito lança projeto ‘Hora Estendida’ e unidades de atenção básica passam a atender até 21h

Da Redação - Isabela Mercuri

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) lançou, na manhã desta terça-feira (10), o projeto ‘Hora Estendida’, que muda o horário de atendimento das unidades de saúde da Atenção Básica. O Centro De Saúde Do Tijucal é o primeiro a começar a operar das 8h às 21h, já a partir desta terça.

Leia também:
Emanuel diz que não foi a desfile cívico para não constranger Mauro: “me hostiliza e falta com respeito”

“Eu fiquei pensando: que horas o trabalhador é atendido na atenção básica, se a atenção básica funciona de 8h da manhã às cinco da tarde com hora agendada? Oito da manhã ele está chegando no serviço, já acordou de madrugada, pegou ônibus, e está chegando no serviço sete, oito da manhã. E cinco da tarde o trabalhador está saindo do serviço, para pegar o ônibus e chegar em casa sete, sete e meia da noite. Então que horas que sobra para ele se ele passar mal à noite, ou num final de tarde, para ir a uma Unidade Básica de Saúde? Não tem horário. E o que acontece, no desespero, um mal estar, às vezes que até poderia ser resolvido rapidamente, leva o trabalhador a ir para uma Policlínica, a ir para uma UPA ou até para o Pronto Socorro, superlotando essas unidades que são de pronto atendimento, urgência e emergência, e acabam por atender mal o cidadão”, afirmou Emanuel.

Segundo o prefeito, o Centro de Saúde do Tijucal funcionará, neste primeiro momento, como um projeto piloto. A ideia é, em breve, levar esta mudança de horário a todas as unidades básicas de saúde. O Programa ofertará também exames laboratoriais, emergências de baixa complexidade e atendimentos odontológicos.

“É a virada de página, a humanização, a prioridade de fato e de direito para a população SUS, que é a maioria esmagadora da população carente, humilde, que precisa de uma saúde digna, humanizada, de qualidade”, completou Emanuel. O prefeito ainda afirmou que travou ‘uma guerra aberta’ com relação à falta de medicamentos e insumos em todas as unidades. “Estamos indo em cima, é tolerância zero para falta de insumos na rede”, disse.
Imprimir