Imprimir

Notícias / Cidades

Fogo toma conta, mata animais e município decreta situação de emergência; veja fotos e vídeos

Da Redação - Fabiana Mendes

O fogo tomou conta da zona rural do município de Canabrava do Norte (1.144 km de Cuiabá), destruiu maquinários e matou animais. Por conta disso, o prefeito João Cleiton Araújo de Medeiros decretou situação de emergência na última terça-feira (10). Estima-se que 1.300 famílias estejam assentadas na região.

Ao Olhar Direto, o prefeito disse que vários focos de incêndio começaram no último domingo (8), e se alastraram por quase toda zona rural. Entretanto, não há núcleo do Corpo de Bombeiros, sendo que o mais próximo está no município de Confresa, a 63 km de distância.

Leia mais:
Concentração de poluição por queimadas em Cuiabá é 800% acima do recomendado pela OMS

“A gente acionou o Corpo de Bombeiros e estamos com nossos poucos equipamentos, tentando ajudar a comunidade a controlar o incêndio. Não está fácil. Já queimou por lá trator, animais foram mortos, percas nas pastagens, ta incontrolável mesmo, a gente não está conseguindo deter as chamas”, afirmou.

O decreto cita que o período de estiagem ainda se prolongará e o Município precisa tomar medidas emergenciais para combater e mitigar as consequências dos incêndios. O chefe do Executivo Municipal explicou que decretou a situação para locar equipamentos de auxilio ao combate as chamas. No entanto, se deparou com uma dificuldade.



“A gente decretou situação de emergência, para locar equipamentos para tentar controlar esse fogo, mas nos deparamos com outra dificuldade, porque não tem na região caminhões pipas para locações. Estamos com essa dificuldade”, lamentou. 



O fogo que já dura cinco dias, matou cerca de 80 animais e atingiu uma residência. Um homem também sofreu diversas lesões após pular de um trator que estava sendo queimado. Consequentemente, a procura por atendimento médico de pessoas que sofrem com a fumaça tem aumentado. O decreto tem a validade de 180 dias. 

Onda de calor 

Na última segunda-feira (9), o Instituto emitiu um alerta de onda de calor nos 141 municípios mato-grossenses. O aviso segue até sexta-feira (13) e cita o aumento de 5ºC na temperatura média, que fica em 34ºC. Com isso, os termômetros devem ficar em torno dos 40ºC.



O alerta de onda de calor cita também a hipertermia, com risco de morte. A hipertermia é o termo associado à elevação e/ou manutenção das temperaturas do corpo humano ou de outro organismo vivo a patamares capazes de comprometer ou mesmo de colapsar metabolismos.

Efeitos do ar seco e recomendações
 
Quando a umidade no ar diminui muito, a produção de muco pelas mucosas diminui. Isto deixa o nosso corpo mais frágil, mais suscetível ao ataque dos agentes externos nocivos.
 
Vírus de gripe, bactérias que estão no ar, a fumaça liberada do escapamento dos veículos e por muitas indústrias, a poeira que fica em suspensão no ar, principalmente quando temos vários dias consecutivos sem chuva, são alguns destes agentes nocivos estranhos aos quais ficamos diariamente expostos.

A forma mais simples, rápida e barata de diminuir o risco de seu corpo ser “invadido” é manter a produção das mucosas das vias aéreas superiores em dia. A hidratação ajuda a manter a produção do muco nas mucosas, que significa manter a proteção natural das cavidades nasais, da faringe e de laringe, que formam as vias aéreas superiores.
 
Beber água, molhar as narinas com frequência, e para quem tem algum problema respiratório crônico, fazer inalação regularmente são ações simples e poderosas para evitar que a proteção natural do nosso corpo fique fragilizada e vire uma porta aberta para entrada dos agentes nocivos que estão no ar. 

 
Imprimir