Imprimir

Notícias / Política MT

Deputados estudam 'juntar bases' e lançar candidato da AL ao Senado em possível vaga de Selma

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo / Do Local - Erika Oliveira

Os 24 deputados estaduais devem lançar entre eles uma candidatura única, independente de ideologia, ou partido, para o Senado, no caso de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a cassação da senadora Selma Arruda (PSL). A informação foi confirmada pela deputada Janaina Riva (MDB).

Leia também
Intervenção na PCE retira 171 celulares, 500 chips e até churrasqueira


De acordo com Janaina Riva, os 24 deputados já tem conversado no sentido de lançar a candidatura única, que tenha o compromisso com os municípios do Estado, caso a senadora Selma Arruda não consiga reverter a decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que a cassou no mês de abril deste ano.

“É uma candidatura suprapartidária, até porque nosso interesse seria ter um senador que correspondesse aos municípios para ganhar as eleições. Achamos que se dividir neste momento, a chance de perder é grande. Se os partidos não derem conta de fazer isso por si só, a Assembleia se reunirá em torno de uma candidatura única”, declarou a parlamentar nesta segunda-feira (16).

“Talvez um candidato da Assembleia seja privilegiado por ter colegas parlamentares em toda base do Estado de Mato Grosso que é grande. Uma candidatura ao Senado, que deve ser de 30 dias, só alguém que conhece muito bem o Estado e ter proximidade com todas regiões para poder articular uma campanha rápida. Então acho que a Assembleia, nesses aspectos está em uma situação muito privilegiada”, explicou.

A deputada também disse que nomes como o do presidente da casa de leis, Eduardo Botelho (DEM), do primeiro-secretário Max Russi (PSB) e do líder do Governo Dilmar Dal Bosco (DEM) já são avaliados como possíveis candidatos para a vaga, que ainda nem existe.

“É difícil tirar um nome em consenso entre 24 parlamentares, pois cada um pensa de um jeito. Temos o deputado Botelho, o Max Russi, que também já se colocou a disposição para disputar, o Dilmar Dal’Bosco. Tem vários deputados que gostariam de ser candidatos e eles entendem que tem que ser um só e que reúna pelo menos 18 deputados”, afirmou.

Eleita como a candidata mais votada ao Senado em 2018, com quase 700 mil votos, a juíza aposentada Selma Arruda teve seu mandato cassado pelo TRE, acusada de omitir da Justiça despesas de R$ 1,2 milhão durante a campanha de 2018, o que configura caixa 2 e abuso de poder econômico.

Na semana passada, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, emitiu um parecer no qual defende a cassação imediata do mandato da senadora e a realização de novas eleições em Mato Grosso para preencher a vaga.
Imprimir