Imprimir

Notícias / Política MT

Em NY, Mendes quer melhorar imagem de MT e conquistar investimento internacional

Da Redação - Érika Oliveira

Embora negue a mudança no discurso, o governador Mauro Mendes (DEM) adotou um tom mais ameno ao falar da crise ambiental desencadeada pelo avanço das queimadas na região Amazônica. O democrata manteve a posição de que a comunidade internacional precisa “compensar” o Brasil pelos ativos naturais, mas ponderou que sua ida a Nova York, no final de semana, tem por objetivo “defender a imagem de Mato Grosso” perante outros países.

Leia mais:
- Mauro rejeita política externa de combate ao desmatamento e anuncia nova plataforma de monitoramento
- Mauro Mendes vai a Nova York divulgar avanços de Mato Grosso no setor do Meio Ambiente

“É uma agenda pra defender a posição de Mato Grosso, defender a nossa imagem perante o cenário internacional. Nós vamos apresentar aquilo que nós estamos fazendo para um conjunto de investidores, inclusive, para atrair para esse modelo que nós temos no Estado, que é um modelo que a gente reputa que pode ser usado como exemplo para o mundo, onde se produz muito e se tem uma grande parte do nosso território ainda preservado”, disse o governador, na segunda-feira (16).

O governador embarca rumo aos Estados Unidos já na sexta-feira (20), para participar da Semana do Clima em Nova York. Na oportunidade, Mendes também irá cumprir outras agendas, paralelas ao evento principal conduzido pela Organização das Nações Unidas.

Durante a viagem, conforme havia adiantado o Olhar Direto, o governador pretende discutir a possibilidade de novos acordos bilaterais, a exemplo dos que o Estado já possui com países como Alemanha, Reino Unido e Noruega.

Atualmente Mato Grosso possui acordos com os governos do Reino Unido, Alemanha e Noruega, entidades privadas da Holanda, Reino Unido, Alemanha e Noruega e 5 agências da Organização das Nações Unidas (Onu).

O avanço das queimadas e do desmatamento em todo o Brasil resultou, até o momento, na suspensão do envio de mais de R$ 280 milhões para o Fundo Amazônia – do qual Mato Grosso faz parte. O fundo foi criado em 2008 e já captou R$ 3 bilhões em doações que financiaram projetos de estados, municípios e da iniciativa privada para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. Noruega e a Alemanha contribuem juntas com mais de 90% do total dos recursos.

Vale lembrar que no mês passado, logo que estourou a crise, Mauro Mendes deu declarações alinhadas ao discurso polêmico do presidente Jair Bolsonaro (PSL) contra organizações internacionais que defendem a preservação do meio ambiente.

“Ninguém nesse planeta tem moral para falar de Mato Grosso, quando aqui nós estamos preservando em torno de 64% do nosso território e produzindo a maior quantidade de grãos por km². Queremos preservar sim, queremos cumprir a legislação. Mas aquilo que for legal nós vamos autorizar de maneira célere e rápida para poder permitir o crescimento do Estado. Então, não é americano, não é europeu, não é ninguém que vem meter o dedo na nossa cara”, disse, na ocasião.
Imprimir