Imprimir

Notícias / Cidades

Simpósio da Unimed discute inovação e futuro do atendimento de saúde à sociedade

Da Redação - Vinicius Mendes

Cuiabá sedia, de 18 a 20 de setembro, o XXIV Simpósio das Unimeds do Centro-Oeste e Tocantins (SUECO), com o tema “Inovação – Com ser disruptivo sem perder a essência”. A cerimônia de abertura ocorreu no Hotel Gran Odara na noite de ontem, com show do cantor Xande de Pilares. O presidente da Federação Unimed Mato Grosso e Unimed Cuiabá, Dr. Rubens Carlos de Oliveira Jr, afirmou que serão dias de muito debate e discussão sobre o futuro da prestação de serviços de saúde.
 
Leia mais:
Simpósio das Unimeds reúne grandes nomes do sistema cooperativista em Cuiabá
 
O Sueco é um dos mais relevantes acontecimentos estratégicos entre as Unimeds e um dos principais pontos de fomento ao cooperativismo e de integração de todo o Sistema Unimed. Para discutir o assunto foram convidados importantes nomes do cooperativismo nacional e internacional, além de representantes do Judiciário, consultores, advogados e membros das Unimeds do Brasil, Federação, Central, Participações e Seguros. O diretor presidente da Unimed Brasil, Dr. Orestes Barrozo Medeiros Pullin, falou sobre a importância deste evento e desta região.
 
“O momento do país é um momento que precisa da união de todos, para que a gente consiga superar os desafios, e eu acho que a região Centro-Oeste, mais Tocantins e agora Distrito Federal, estão conseguindo superar. É uma região bastante rica, uma região que tem um agronegócio muito forte, e isso de certa forma é bastante importante para que as cooperativas possam trazer o benefício para os seus cooperados, da maneira adequada, da maneira que todo mundo espera que isso aconteça. E mais, trazer um benefício para a população que encontra na saúde suplementar uma grande parceira, que são as cooperativas”.
 
O mercado de saúde privativa vem passando por sensíveis transformações, com novos conceitos de assistência, modelos de produtos e relacionamento com os clientes e rede de prestadores. Soma-se a isso a necessidade de adequação às novas exigências do órgão regulador, cujas regras estão ainda mais contundentes em relação à gestão, e a necessidade de atualização em relação às novas tecnologias.
 
O presidente da Federação Unimed Mato Grosso e Unimed Cuiabá, Dr. Rubens Carlos de Oliveira Jr, disse que trazer o Sueco, que visa discutir estes problemas, a Cuiabá foi um esforço da Federação de Mato Grosso. Ele afirmou que a intenção é trazer esta discussão à tona, para que todos possam pensar juntos no futuro.
 
“O sistema está se reinventando, e a inovação tecnológica, com a telemedicina, com certeza estamos tocando esta discussão, onde nós queremos chegar e de que forma queremos chegar. É um momento ímpar dentro do sistema Unimed, que podemos discutir com grandes lideranças e com grandes palestrantes. Serão dias de intensos debates e intensas discussões para que o sistema evolua cada dia mais”, disse.


 
A iniciativa coloca todas estas questões em discussão a fim de promover uma análise profunda sobre os efeitos das mudanças na essência cooperativista, na relação médico-paciente e na relação do cooperado enquanto sócio de sua Unimed. O diretor comercial e de marketing da Central Nacional Unimed, Dr. Sizenando da Silva Campos Júnior, também reforçou a importância em se discutir a inovação e a importância desta região neste debate.
 
“Empresas que não inovam não são competitivas, então a inovação, não só com relação à tecnologia, mas também na maneira de se relacionar com o cliente, na maneira de se relacionar com os cooperados, é fundamental para o crescimento da empresa. Todas as vezes que viemos a Cuiabá, a Mato Grosso, eu sinto aquela aura de crescimento, porque é uma região muito pujante, onde a gente sente que o Brasil cresce mais do que os outros locais, então com certeza é muito importante”.
 
Além de palestras, mesas redondas e apresentação de produtos e ferramentas de tecnologia, o evento inclui uma feira de negócios, com a participação de empresas de diversas áreas. A 24ª Edição do Sueco, realizada pela Unimed Federação do Estado de Mato Grosso, é voltada exclusivamente para membros do Sistema Unimed e tem o apoio da Unimed Federação Mato Grosso do Sul e Unimed Federação Centro Brasileira.
Imprimir