Imprimir

Notícias / Cidades

Seis toneladas de lixo são recolhidas em um dia no Centro Histórico de Cuiabá

Da Redação - Thaís Fávaro

Como parte da programação da Semana Lixo Zero, uma intervenção diferente foi realizada na Praça Ipiranga, na última sexta-feira (25). Buscando chamar a atenção para a quantidade de lixo produzido e, principalmente, para os problemas causados pelo descarte irregular, a Prefeitura de Cuiabá reuniu na Praça Ipiranga cerca de seis toneladas de resíduos que foram recolhidos em apenas um dia de trabalho no Centro Histórico.

Leia mais
Merendeiras participam da final do concurso 'Delícias da Alimentação Escolar' nesta quarta
 
O resíduo ficou exposto como forma de chamar a atenção da sociedade para a importância de todos colaborarem com a preservação da cidade. Além de materiais pequenos oriundos do serviço de varrição, quem passou pelo local pôde observar a grande quantidade de objetos como sofá, geladeira, caixa d'água, bicicleta e outros que são jogados ilegalmente em vários pontos do município.  

"O que pretendemos é fazer com que as pessoas tenham uma medida de todo trabalho que realizamos diariamente. A Prefeitura tem buscado fazer sua parte, criando novas ferramentas de limpeza e fortalecendo as já existentes. Mas, essa é uma guerra que não venceremos sozinhos. Precisamos contar com o apoio da população para termos uma Cuiabá cada vez mais limpa", destaca o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

A Semana Lixo Zero, que em Cuiabá é realizada em parceria com a Teoria Verde, contou com diversas atividades. "O Cata-treco foi reforçado, atendendo os bairros Novo Colorado, Centro América, CPA III, região do Centro Histórico e ainda estará no CPA IV. Educadoras ambientais da Secretaria de Serviços Urbanos também realizaram trabalho de orientação para implantação da coleta seletiva", explica o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos.

MUTIRÃO DA LIMPEZA

Executado tradicionalmente todos os fins de semana, o programa Mutirão da Limpeza será levado neste sábado (26) para o CPA IV (1ª etapa), também dentro da programação da Semana Lixo Zero. No bairro, mais de 250 operadores de limpeza pública atuarão, no período das 7h às 11h, com diversas serviços de zeladoria.

No bairro, serão executados os serviços de limpeza das ruas, pintura de meio-fio, roçagem, capinação, poda de árvores e manutenção da iluminação pública. Contando com o auxílio de vários maquinários, também será realizado o trabalho de limpeza em áreas utilizadas irregularmente para o descarte de lixo.
 
Imprimir