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Escola de Cuiabá investe em “ensino maker” para alunos construírem invenções tecnológicas

Da Redação - José Lucas Salvani

A Escola Chave do Saber (ECSA), em Cuiabá, está investindo no “ensino maker”, para os alunos construam invenções tecnológicas. O investimento já rendeu frutos, como o bicampeonato da escola na 4ª edição do Arduíno Day Brasil 2019, que aconteceu em fevereiro.

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O evento de tecnologia seleciona os melhores projetos de prototipagem eletrônica e controle de sistemas interativos. Neste ano, a ECSA ganhou com o Blind Cooper, aparelho voltado para o uso de pessoas com deficiência visual que é composto por um sensor de cores que vibra na pele quando detectada a saída de pista do atleta. O protótipo está em fase de ajustes e já até despertou o interesse de empresas do setor de eletrônicos.

A instituição de ensino trabalha com a proposta maker por meio da Sala Tech, local onde os estudantes do 1º ao 9º ano são estimulados a elaborar, pesquisar e construir suas próprias invenções tecnológicas, sempre aliadas ao conteúdo trabalhado em sala de aula.

Mãe do Danillo, de 15 anos, a Roze Adriana Beltramin reconhece a metodologia do ensino maker como fundamental para a escolha da profissão do adolescente. Com a participação nas atividades da Sala Tech, o garoto desenvolveu o gosto pela tecnologia e cálculos, decidindo por cursar Engenharia Eletrônica.

"A Sala Tech foi decisiva para que ele descobrisse o que gosta de fazer e estudar. Logo depois das primeiras aulas, ele já começou um curso de programação, além de participar de olimpíadas de matemáticas e outras atividades voltadas para esta área", conta Roze Adriana.
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