Imprimir

Notícias / Política MT

Com problema de saúde, Mendes cancela agenda, mas recusa licença de 15 dias

Da Reportagem Local - Carlos Gustavo Dorileo

Problemas de saúde obrigaram o governador Mauro Mendes (DEM) a cancelar a participação no evento de lançamento dos resultados do Censo Agropecuário 2017 em Mato Grosso, que ocorreria no Palácio Paiaguás, na quinta-feira (31), em parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia também:
Em Cuiabá, Carlos Lupi se refere a Taques como 'salafrário' e agradece Mauro por livrar MT do ex-governador
 
A reportagem apurou que o problema enfrentado pelo governador é na coluna e tem lhe causado grandes incômodos. Ontem, Mendes tinha agenda com deputados estaduais Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social para a entrega de relatórios das visitas técnicas realizadas em 2019, mas a pauta foi remarcada para esta quarta.
 
Na abertura de sua fala aos parlamentares, Mendes esclareceu que a recomendação médica era para que se afastasse do cargo por duas semanas, o que não pretende fazer.
 
“Segundo o médico, tenho que pegar 15 dias de licença, mas como não dá para pegar a tal da licença, já estou aqui na ativa de novo, e fui fazer um exame agora para tentar identificar o ponto exato para fazer o tratamento”, disse o governador.
 
Além de Mendes e dos deputados estaduais, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, também participa da entrega dos relatórios dos parlamentares.
 
“Esses relatórios estão sendo apresentados em um momento extremamente oportuno, em que estamos discutindo o orçamento, e sabemos que cada deputado pode indicar emendas e também remanejar recursos financeiros dentro da LOA. Os relatórios reproduzem na íntegra a situação de cada unidade que visitamos, por isso eu convido os deputados que quiserem fazer um tour pela saúde a lerem os documentos”, frisou o presidente da comissão, Paulo Araújo (PP).
 
De abril a outubro, a Comissão de Saúde visitou 13 hospitais e unidades geridas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em 11 municípios mato-grossenses. São eles: Barra do Bugres, Cáceres, Rondonópolis, Várzea Grande, Água Boa, Cuiabá, Sinop, Sorriso, Alta Floresta, Colíder e Peixoto de Azevedo.  Em todos os locais foram verificadas as condições estruturais (parte física e equipamentos), a situação financeira e os serviços/atendimentos oferecidos aos cidadãos.
 
Os relatórios contêm fotos e informações detalhadas de cada unidade visitada, bem como uma análise dos atendimentos ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade ofertados na região em que a unidade se encontra. Apresentam ainda dados sobre a distribuição de leitos, de equipamentos sob gestão estadual e municipal, mortalidade infantil, cobertura de atenção primária, entre outros, de modo a fornecer um panorama geral do cenário encontrado nos municípios e regiões visitados pela comissão.
 
Dados do IBGE
 
De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ainda não há previsão para uma nova data de divulgação do Censo Agropecuário 2017 em Mato Grosso, que ocorreria no Palácio Paiaguás, no dia 31 de outubro.
 
 
Imprimir