Imprimir

Notícias / Brasil

Comissão vai pedir informações ao governo da Colômbia

Da Redação - Agência Câmara

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional vai realizar uma consulta ao governo colombiano para saber se existe interesse em troca de informações sobre a implantação de bases militares americanas no país. A proposta feita pelo deputado Raul Jungmann (PPS-PE) foi aprovada na reunião desta manhã.

De acordo o deputado, a medida pretende atender aos interesses de ambas nações. "É preciso que a Câmara tenha uma real dimensão da situação dessas bases militares em território colombiano, para avaliar melhor as conseqüências para o Brasil e para a América Latina."

Seminário conjunto

A comissão também vai realizar um seminário em conjunto com a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional para discutir a implantação das bases militares em território colombiano próximo da Amazônia brasileira.

Segundo a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que solicitou o seminário, o governo colombiano informou que as bases são para combater o narcotráfico. "A preocupação é que a base militar fica próxima à fronteira numa área da floresta amazônica distante e pouco povoada" disse.

O seminário vai ocorrer na cidade de Tabatinga, cidade Amazonense na fronteira com a Colômbia, no dia 15 de setembro.
Imprimir