Imprimir

Notícias / Cidades

Prefeitura de Cuiabá é uma das melhores do país em financiamento da estrutura administrativa

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

Com nota máxima, a Prefeitura de Cuiabá está entre as melhores capitais do país em capacidade de financiar a estrutura administrativa e foi considerada a quarta melhor em investimentos neste último ano, segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) divulgado em outubro.

Leia também
Mauro adianta termos da Reforma da Previdência: aposentadoria aos 65 anos e teto de R$ 5 mil


Conforme o levantamento realizado em 2018, a capital mato-grossense conseguiu nota máxima no indicador autonomia, que é a capacidade de financiar a estrutura administrativa (Executivo e Câmara Municipal).

Pelos critérios do ranking, as cidades são avaliadas com notas entre zero e um. Em autonomia, que é a capacidade de financiar a estrutura administrativa (Executivo e Câmara Municipal), o município teve nota máxima.

O ranking também aponta que Cuiabá foi no último ano a quarta capital melhor avaliada em investimento no último ano, atrás apenas de Natal (RN), Boa Vista (RR) e Palmas (TO), com uma nota 0,6, considerado uma boa gestão.  

Nos últimos anos, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) tem realizado diversos investimentos em infraestrutura com o asfaltamento de vários bairros, além de viadutos, assim como na saúde e na educação.

No levantamento feito no Estado, a capital figura como a 54ª melhor avaliada em investimentos, entre os 141 municípios.

Desenvolvimento

Em julho de 2018, um ranking dos 500 municípios mais desenvolvidos do Brasil apontou que Cuiabá está entre as 10 capitais mais desenvolvidas do país, segundo estatísticas de saúde, educação, emprego e renda. A informação consta no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2018. O cálculo é feito com base em dados de 2016, a partir de indicadores sociais em 5.471 municípios, onde vivem 99,5% da população brasileira.
Imprimir