Imprimir

Notícias / Cidades

Nova balsa de captação de água irá beneficiar 55 mil moradores em Cuiabá

Da Redação - Fabiana Mendes

Uma nova balsa de captação de água será instalada na ETA Porto, no domingo (17), em substituição a uma que opera há dez anos. Ao todo, 55 mil pessoas, moradoras de 20 bairros, serão beneficiadas com a medida.Os trabalhos começarão no domingo ao raiar do dia, às 5h. A previsão é que eles estejam concluídos ainda no período da manhã. Três equipes, em um total de sete profissionais, vão participar da ação de melhoria. 

Leia mais:
UFMT abre processo e afasta servidor que autorizou pagamento de R$ 500 mil em duplicidade

“Teremos mecânicos, eletricistas e mergulhadores atuando na instalação da nova balsa. O objetivo desse investimento é adequar a capacidade de captação de água bruta da unidade, zelando pela eficiência energética e segurança operacional”, explica o gerente operacional da concessionária, William Figueiredo.
 
A nova balsa foi produzida por uma empresa de Cuiabá e já está posicionada no leito do rio, ao lado da unidade que será desativada. Para a instalação, as atividades serão temporiamente suspensas na Captação Porto e na Estação de Tratamento de Água Porto. Assim que concluída a instalação, ambas voltam a operar.

No período em que as unidades estiverem paralisadas, o abastecimento aos bairros atendidos pela ETA Porto será interrompido. Com a retomada dos processos de captação e tratamento, a distribuição de água voltará a ser feita, com previsão de estar normalizada em até 24 horas – prazo necessário para que a rede seja pressurizada da forma correta.

“É importante esclarecer que as paradas realizadas pela Águas Cuiabá têm o objetivo de melhorar a qualidade das estruturas de saneamento básico e, consequentemente, do serviço prestado. Neste sentido, contamos com o apoio da população para que evite o desperdício de água e mantenha na véspera do procedimento seu reservatório doméstico (caixa d’água) abastecido”, observa Figueiredo.
 
Investimentos – A instalação da nova balsa de captação do Porto integra o conjunto de investimentos em saneamento básico feitos no município e que totalizam, até o momento, R$ 350 milhões de reais. Realizadas mediante termo firmado junto à Prefeitura de Cuiabá e sob o acompanhamento do órgão regulador (Arsec) e do Ministério Público (MPE-MT), as obras e melhorias reposicionam Cuiabá no cenário nacional de saneamento básico, destacando a Capital como uma das que mais investem em abastecimento de água e esgotamento sanitário no país.
 
Confira a lista das localidades atendidas pela Captação e pela ETA Porto:
 
Beira Rio, Capão da Gama, Centro Sul, Cidade Alta, Cidade Verde, Cohab Nova, Coophamil, Dom Aquino, Grande Terceiro, Jd. Beira Rio,   Jd. Europa, Jd. Ubata, José Pinto, Nova Cuiabá, Novo Terceiro, Porto, Praeirinho, Praeiro, São Benedito e São Mateus.
 
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 565 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
 
Sobre a Iguá Saneamento - A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 7,1 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2018, foi eleita pelo segundo ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Greate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água.
Imprimir