Imprimir

Notícias / Educação

Inovações como odontologia digital, harmonização orofacial e cirurgias guiadas entram em grade de Odontologia

Da Redação - Vinicius Mendes

O Instituto de Pesquisa e Ensino (Faipe) anunciou que, em decorrência dos avanços tecnológicos que vêm transformando a odontologia, está trazendo inovações como a odontologia digital, harmonização orofacial e cirurgias guiadas. Um curso de formação para o Exocad deve ser realizado já no início do mês de dezembro.
 
Leia mais:
Extinção do DPVAT coloca em risco direitos da população mais vulnerável, alerta OAB-MT
 
O diretor do Instituto de Pesquisa e Ensino (Faipe), Marcus Crepaldi, conta que o objetivo de inserir estas disciplinas dentro do currículo de formação da Odontologia é para que o aluno tenha a oportunidade de já conhecer, ainda na faculdade, todas estas tecnologias e possa sair pronto para o mercado de trabalho e trabalhando, pois estarão à frente de muitos profissionais.
 
“A Odontologia vem passando por transformações e precisamos preparar nossos profissionais para o futuro, por isso, nos preocupamos em trazer a odontologia digital, uma revolução na profissão, além de procedimentos que vão ampliar as opções de trabalho do profissional como os procedimentos de harmonização orofacial, especialidade criada, inclusive, pelo Conselho Regional de Odontologia, e ainda a cirurgia guiada no contexto de inovação tecnológica”, afirmou.
 
Além disso, oferecerá estas formações nos cursos de pós-graduação, facilitando para o profissional que já está em atuação.
 
A Odontologia digital é um escaneamento da boca do paciente, em que se faz a digitalização. Depois utilizando o CAD, um programa em que se utiliza escâners intra-orais 3D em que permite o profissional dentista ou protético realizar uma moldagem virtual do paciente. O segundo passo é projetar os aparatos para o tratamento.
 
O software permite desde restaurações, coroas e até guias cirúrgicos e alinhadores ortodônticos. Por último, transforma-se o projeto digital em um produto real, freza-se o dente ou ainda pode se usar a impressão 3D. Para se ter uma ideia, estes sistemas geram restaurações anatômicas, com precisão clínica, em cerca de 11 minutos.
 
A Faipe vai realizar entre os dias 5 e 6 de dezembro o curso de formação para o Exocad, programa utilizado na Odontologia digital voltado para os protéticos, dentistas e profissionais da área.
 
Outra novidade para o curso de graduação é a hamornização orofacia, procedimento que conquistou os brasileiros, e visa trabalhar com a consonância da face, além de aplicação de botox, realização de laser e fios. Incluem vários tratamentos na face para trabalhar com a harmonia dos dentes.
 
Crepaldi ressalta que não se trata apenas de estética, mas também funcional para pacientes que tem, por exemplo, apertamento dental, dentre outros problemas que causam desconforto para a pessoa.
 
E dentro deste ciclo de novidade, chega também os implantes com cirurgias guiadas que permite oferecer ao paciente um tratamento mais rápido, sem traumas, sem cortes e com muito mais conforto. Este tratamento evita sangramento e suturas, reduz o tempo da cirurgia e o pós-operatório é muito mais confortável e seguro, com menos inchaço, menos dor e com uma cicatrização muito mais rápida. É um procedimento cirúrgico menos invasivo e a probabilidade de erros é reduzida.
Imprimir