Imprimir

Notícias / Cidades

Após reclamações, Semob retira semáforos inteligentes em rotatória na Miguel Sutil

Da Redação - Fabiana Mendes

Os semáforos inteligentes instalados na rotatória do Círculo Militar, na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, foram retirados pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Os equipamentos começaram a funcionar no dia dois de outubro e foram removidos após pouco mais de um mês. A mudança foi alvo de motoristas, que reclamaram de congestionamentos.

Leia mais:
Semáforos inteligentes começam a funcionar na Miguel Sutil e motoristas reclamam de aumento de trânsito

De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, os equipamentos foram instalados no local para um período de teste. Conforme procedimento padrão adotado em todas as localidades, a Semob aguardou o tempo necessário para observar a adaptação da população em relação ao funcionamento do equipamento.

A decisão foi tomada por conta da dificuldade de aceitação por parte dos condutores, diferente do ocorrido em regiões como a da rotatória da avenida Beira Rio que dá acesso a Ponte Sérgio Motta. À época, a intervenção nos dois lugares enfrentou uma série de críticas. O problema de engarrafamentos no local, contudo, foi solucionado.

Por meio de nota, destacou que todo o processo foi feito sem qualquer custo adicional aos cofres públicos, já que o trabalho faz parte do contrato de aquisição do conjunto semafórico. Reforçou também que os equipamentos não sofreram qualquer tipo de danificação e serão realocados para outros pontos da cidade.

Reclamações

A Associação dos Moradores do bairro Santa Rosa (AMOSANTA) protocolizou, em junho, um ofício na Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) contra a instalação de semáforos na rotatória. Os moradores pontuavam que sofreram por anos até que a trincheira de acesso ao bairro ficasse pronta, período em que tiveram de enfrentar desvios. 

No ofício, os moradores também diziam que o semáforo ali instalado, ocasionaria engarrafamentos, como ocorrem na altura da Todimo Lar Center, que nos horários de pico, chega a saturar o trânsito da Trincheira do Jurumirim.      

Na época, a Semob informou que a solicitação foi feita pelo Exercito Brasileiro. O objetivo seria de dar fluidez e segurança ao trânsito, reduzindo o número de acidentes e engarrafamentos. 
Imprimir