Imprimir

Notícias / Política BR

Lula diz que não há limite para desonerações

G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (27), durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que o seu governo promoveu o maior processo de desoneração já visto no país. Ele afirmou ainda que os recursos do pré-sal serão usados para melhorar a educação, ampliar os investimentos em ciência e tecnologia e combater a pobreza.

“Vivemos o maior processo de desoneração desse país. Não existe limite para desonerar. Toda vez que o Estado desonerar tem que encontrar um jeito de pagar seus compromissos”, disse o presidente. Ele reclamou ainda que enviou duas propostas de Reforma Tributária para o Congresso, mas não conseguiu mudar o sistema tributário para e Brasil.

Segundo ele, um país forte precisa manter uma carga tributária alta para poder investir. “Não é possível ter Estado forte com arrecadação fraca. O maior exemplo é a Europa que tem o maior estado de bem estar social e a maior carga tributária”, salientou.

Lula comentou ainda que a crise financeira internacional ainda não acabou, mas já está menos intensa. Ele comentou que as economias européia e norte-americana já estão dando sinais de recuperação. “Não é que não temos mais crise. O que está acontecendo na verdade é que a água não está mais fervendo, a água está morna”, discursou.
Imprimir