Imprimir

Notícias / Política MT

Sérgio Moro autoriza uso de Força Nacional na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia

Da Redação - José Lucas Salvani

O Ministro da Justiça, Sérgio Moro, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública da fronteira de Mato Grosso com a Bolívia para o combate à criminalidade organizada na região. A Força Nacional irá dar apoio à Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, nas ações de Polícia Judiciária. Paralelamente, será implementado o programa Vigia durante 180 dias.

Leia mais:
Câmara aprova empréstimo de R$ 100 milhões para asfaltar 20 bairros de Cuiabá

O programa será implementado de forma episódica e planejada. O Vigia é uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério da Defesa que visa a capacitação para policiais federais, civis e militares que atuam nas fronteiras do país. Entre as linhas de atuação do programa estão operações integradas, aquisição de equipamentos, capacitações e bases operacionais com integração de sistemas.

A medida autorizada por Moro atende um pedido formulado ainda no mês de junho pelo senador Wellington Fagundes (PL), durante reunião do Bloco Parlamentar Vanguarda. “O objetivo é aumentar a fiscalização e a repressão contra os crimes transfronteiriços, como contrabando, tráfico de drogas, armas e munições, que é o que mais estamos precisando neste momento”, disse o senador.

Na conversa com o ministro Sérgio Moro, em junho passado, acompanhado pelo senador Jayme Campos, Fagundes mostrou ao ministro a situação de abandono da faixa de fronteira em Mato Grosso. Destacou que a fronteira do Estado têm sido um caminho aberto para entrada de armas ilegais, e do contrabando, além, do tráfico de drogas – crime que, segundo ele, “tem destruído nossa juventude e as famílias brasileiras”. 
Imprimir