Imprimir

Notícias / Política BR

Comissão aprova requerimento de Rosa Neide e convoca ministro para explicar "plantações de maconha"

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento de autoria da deputada mato-grossense Rosa Neide (PT), que convoca o ministro da Educação Abraham Weintraub, para explicar as acusações de existência de supostas plantações de maconha e laboratórios de produção de drogas sintéticas em universidades federais.

Leia também
Wellington diz que PL está com dificuldades de encontrar candidato para enfrentar Emanuel


Para a deputada, que é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da educação, o ministro não entende o peso do cargo que ocupa.

“Como se observa, ele ataca reitores, universidades, professores, pessoas comuns com as quais não concorde ou em relação às quais nutra preconceito. Destila ódio. Ele não conduz corretamente a agenda educacional, com equilíbrio necessário”, afirmou.

Rosa Neide reiterou a votação expressiva a favor da convocação. “Foram 24 votos a 8, unindo a oposição e outros partidos. Nós queremos esclarecimentos e uma apresentação sobre o que foi feito pelo MEC em 2019 e o que fará, por exemplo, em relação ao Fundeb, que precisa ser aprovado”, disse.

A ida do ministro, que disse em entrevista no mês de novembro que as universidades são ‘madraças de doutrinação’ e ‘tem plantações extensivas’ de maconha, além de os laboratórios de química estarem desenvolvendo droga sintética, a metanfetamina, deve ia à Comissão está na próxima quarta-feira (11).

As declarações do ministro foi duramente repudiada por alguns reitores das principais universidades federais do país. Em Mato Grosso, a reitora da UFMT, Miryan Serra não quis se pronunciar sobre o assunto.
Imprimir