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Energisa já foi multada em R$ 13 milhões pelo Procon; reclamações subiram 42%

Da Redação - Wesley Santiago

A Energisa já foi multada em mais de R$ 13 milhões pelo Procon Estadual. A quantia elevada foi divulgada pela superintendente da Secretaria-Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon), Gisela Simona, durante oitiva, na quinta-feira (05), da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energisa, que tem o objetivo de investigar o aumento nas contas de energia elétrica no estado e também o enxugamento nos quadros de funcionários e a má prestação dos serviços concessionados pela empresa.

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“O Procon tem o papel principal de tentar uma conciliação ou um acordo nessa demanda entre consumidor e fornecedor. Uma vez não tendo essa demanda, ele tem o poder de polícia de aplicar sanções administrativas e multas. Fiscalizamos as relações de consumo e a nossa média de acordo é de 60,68%, porém, hoje, a multa geral do Procon contra a Energisa é de R$ 13,822 milhões, perfazendo um total de 289 penalidades aplicadas”, revelou Simona.
 
Outro dado mostrado pela superintendente está direcionado para o alto número de reclamações. “Se pegarmos os atendimentos por reclamações contra a Energisa, quando começou a operar em Mato Grosso, tivemos em 2015 o montante de 5.359 protestos específicos. Em 2016 foram 5.707, e no ano seguinte os números mostram 5.699. Para 2018, a quantia subiu para 5.809, e neste ano foram 8.285”, afirmou Gisela.
 
Simona também divulgou informações desde quando iniciaram os trabalhos da CPI. “Da abertura [da CPI] para cá, tínhamos uma média mensal de 535 reclamações contra a Energisa, no entanto, esse número pulou para 2.080 em outubro e em novembro foram 1.700 reclamações, perfazendo, nesse período, a somatória de 31.431 atendimentos e reclamações contra a empresa”, disse ela.
 
Os valores abusivos cobrados pela Energisa na fatura de energia elétrica também ganharam destaque na explanação da superintendente do Procon. “São números que nos assustam, vejam por exemplo que, de fato, 82,6% das pessoas que reclamam no Procon são direcionadas pela cobrança abusiva na fatura, ou seja, de valores altos. Quando observamos isso, conseguimos detectar algumas causas, e a principal delas é o acúmulo de consumo (a empresa não faz a leitura presencial que deveria fazer), reconhecido pela própria empresa nas defesas que ela apresenta ao Procon”, apontou Simona.
 
Ao final da reunião, o presidente da comissão, deputado Elizeu Nascimento (DC), destacou a participação e a parceria do Procon durante as audiências públicas, colaborando com orientações e sugestões para a melhoria dos trabalhos da concessionária em Mato Grosso.
 
“Temos um parceiro que está ajudando bastante a equipe técnica da comissão, divulgando números. Hoje, a Gisela fez uma explanação com apresentação de dados e relatórios do trabalho do órgão para o consumidor fazer suas reclamações e reivindicar seus direitos. Nos últimos meses, houve um aumento expressivo na busca do cidadão ao Procon para fazer suas reclamações. Estou bastante satisfeito quanto aos dados demonstrados pela superintendente do Procon”, assinalou Nascimento.
 
Para a próxima oitiva, a comissão vai convocar um representante da Ager e outro da Defensoria Pública.
 
Além de Elizeu Nascimento (presidente), compõem a CPI da Energisa os deputados Carlos Avallone (PSDB) como relator; vice-presidente Thiago Silva (MDB); membros titulares Paulo Araújo (PP) e Dr. Eugênio (PSB). São suplentes os deputados Valdir Barranco (PT), Romoaldo Júnior (MDB), Xuxu Dal Molin (PSC), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Valmir Moretto (Republicanos).

A Energisa se manifestou por meio de nota sobre a audiência da CPI. Veja a íntegra: 

"Confirmando o compromisso de total transparência em suas atividades e no esclarecimento de informações, a Energisa Mato Grosso destaca que realiza mensalmente mais de um milhão de interações com seus clientes através de serviços como leitura e entrega de contas, atendimentos emergenciais técnicos e prestação de serviços comerciais. Uma operação intensa e que fica ainda mais complexa nos períodos de altas temperaturas e chuvas, quando também ocorre o aumento de consumo de energia.

 Neste período do ano, que vai de setembro a novembro, a Energisa registra também um aumento histórico nos questionamentos dos clientes. Apesar disso, o número de reclamações representa 0,1% do total de atividades realizadas pela empresa. Os questionamentos que chegam à empresa pelos diferentes canais possíveis (atendimento, ouvidoria, PROCON e outros) são tratados e devidamente respondidos aos clientes. A Energisa Mato Grosso ainda ampliou estes canais ao aderir espontaneamente à plataforma CONSUMIDOR.GOV.

A empresa vem modernizando os meios de atendimento aos clientes para garantir mais conforto, praticidade e agilidade aos clientes. Instalou nas agências totens de autoatendimento, aprimorou o atendimento digital e, mais recentemente, implantou o atendimento via whatsapp, através do número (65) 9999-7974. Pelo whatsapp é possível solicitar segunda via da fatura, religação, visualização de débitos em aberto, histórico de consumo e esclarecer dúvidas sobre os serviços prestados.

A empresa ratifica seu compromisso no cumprimento da regulação do setor elétrico brasileiro e o trabalho permanente para manter a prestação de serviços e os compromissos assumidos com os órgão reguladores e a sociedade. A Energisa reconhece o PROCON Estadual e Municipais como legítimos órgãos de proteção aos interesses dos consumidores motivo pelo qual, busca continuamente o entendimento e consenso dos temas controversos na legislação em benefício de seus clientes com equilíbrio nas operações".

 

Matéria atualizada às 16h22

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