Imprimir

Notícias / Cidades

Após abaixo-assinado, Prefeitura corta árvore da Praça 8 de Abril e ação é questionada

Da Redação - Arthur Santos da Silva

A Prefeitura de Cuiabá realizou na manhã de sábado (7) o corte de uma árvore que produz o fruto jamelão na Praça 8 de Abril, local também conhecido como Praça do Choppão. A ação foi questionada por pedestres, mas se justifica em razão de um abaixo-assinado produzido por comerciantes da região.

Leia também 
Aposta de Sorriso leva mais de R$1,5 milhão em prêmio da Lotofácil
 

A árvore, de grande porte, causava acidentes aos motociclista e pedestres. O óleo produzido pelos jamelões, em contato com o asfalto, deixa a pista escorregadia. Os acidentes se acentuavam em dias chuvosos.
 
Trabalhadores que estavam no local durante a manhã deste sábado afirmaram que somente na fase de corte, momento em que os frutos caíram no chão, quatro acidentes com motociclistas foram registrados. Todos escorregaram, mas não tiveram ferimentos.
 
A ação em Cuiabá se apoio em recente decisão da prefeitura de Goiânia, no estado vizinho, que iniciou a retirada de árvores da fruta na cidade. Lá há a promessa de substituição por outras espécies.
 
Ainda conforme informação da prefeitura, o jamelão é uma árvore que podem chegar até dez metros de altura. A coloração dos frutos, arroxeados quando maduros, provoca manchas nas mãos, tecidos, calçados e pinturas de veículos, tornando indicada para o preenchimento de espaços públicos.

Nota da prefeitura

A Secretaria de Serviços Urbanos informa que a árvore na praça Oito de Abril foi retirada, pois oferecia riscos ao tráfego de motociclistas na região. Ao cair no asfalto, o fruto da árvore deixava a pista lisa e estaria provocando acidentes. Foi feito um abaixo assinado pela associação de comerciantes do entorno solicitando providências à Secretaria, e com base em laudo especializado, a Pasta decidiu por retirar a espécime. O local onde a planta se encontrava também dificultava a passagem na calçada, por isso, um novo arbusto será plantado em substituição, mas em local diferente da praça.
Imprimir