Imprimir

Notícias / Política MT

Em encontro com Moro, Dr. Leonardo pede fortalecimento de segurança na fronteira de MT

Da Redação - Fabiana Mendes

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, se reuniu com o deputado federal por Mato Grosso, Dr. Leonardo (Solidariedade). No encontro realizado na terça-feira (10), o parlamentar elogiou a atuação da Pasta e pediu atenção especial a o município de Cáceres (a 219 quilômetros de Cuiabá), na política nacional de fortalecimento das regiões de fronteira. O município, que faz fronteira com a Bolívia, vive na rota do tráfico de drogas e também de roubo de veículos. O parlamentar, assim que assumiu o mandato, declarou apoio ao Pacote Anticrime de Moro.

Leia mais:
Após confirmação de cassação, Selma diz que sofreu perseguição por combater corrupção

Na oportunidade, Dr. Leonardo relatou ao ministro que o município conta com a Delegacia Especial de Fronteira (Defron), inaugurada em 2017. O local, que foi montado para funcionar como uma agência de inteligência integrada com os órgãos estaduais como Polícia Civil, Polícia Militar e Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e instituições federais como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, precisa de mais investimentos.

"Cáceres é cidade estratégica para Mato Grosso e para o Brasil no âmbito da segurança pública. O governo federal tem hoje uma política de melhoria da vigilância das fronteiras e de integração entre as forças públicas. Quero parabenizar o ministro Moro pela condução dos trabalhos. Ali na minha região, precisamos de esforços para diminuir a entrada de drogas, o contrabando de carros e todos os tipos de descaminho. Contamos com o ministro para nos ajudar", afirmou Dr. Leonardo.

Durante a audiência, Sérgio Moro lembrou que recentemente autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública para o combate à criminalidade organizada na região, em conjunto com a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Paralelamente, foi implantado o programa Vigia. Moro também observou o repasse de armas e equipamentos em 2019 e anunciou mais um repasse ao Estado, oriundo do Fundo Nacional de Segurança Pública. "Sabemos da importância de Mato Grosso, por isso estamos atentos", disse Moro a Dr. Leonardo.

Pacote Anticrime

O parlamentar de Mato Grosso, segundo a assessoria de imprensa, já havia se encontrado com Moro para discutir e manifestar apoio ao pacote anticrime, que consiste no conjunto de medidas que defende a segurança pública do País.  A proposta aprovada na Câmara adequa a legislação à realidade atual, dando mais agilidade no cumprimento das penas, tornando o Estado mais eficiente e diminuindo a sensação de impunidade.

Dr. Leonardo também pediu apoio para a aprovação do PL em Defesa da Saúde (PL 379/2019), de sua autoria. A proposta é vista pelo deputado como um importante aliado no combate à corrupção na saúde. Ela altera a Lei das Licitações (Lei nº 8.666/1993), a Lei que trata das organizações criminosas (Lei nº 12.850/2013) e a Lei da Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992) para agravar a pena por ato ilícito que tenha causado prejuízo à saúde pública.
Imprimir