Imprimir

Notícias / Política BR

Deputada diz que Bolsonaro envergonha país e repudia declarações sobre Paulo Freire

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

A deputada federal Rosa Neide (PT) repudiou as declarações do presidente da República Jair Bolsonaro, que nesta segunda-feira (16) chamou o educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira, de ‘energúmeno’. Para a parlamentar, Bolsonaro mais uma vez está envergonhando o país.

Leia também
Maluf cita mérito de conselheiros afastados e promete aproximar TCE das instituições


“Eu fico muito envergonhada como parlamentar e como professora. O Paulo Freire é o autor mais lido no mundo. É o educador que visitou mais países, mais universidades. Muita gente conhece o Brasil e nossa educação pelos escritos de Paulo Freire. Ai o presidente da República ao invés de se preocupar com projetos de educação, tenta desmoralizar um educador que só fez o bem pelo país”, disse a deputada, que também criticou a forma como o Governo federal está cuidando da Educação.

“Só digo que estou muito triste com o modelo que o presidente da República tem para educação, que é de destruição total”, afirmou.

O presidente, em entrevista coletiva classificou o educador de ‘energúmeno’, além de dizer que a TV Escola tinha programações de esquerda e era uma das responsáveis pelo desempenho ruim dos alunos.

O educador Paulo Freire foi declarado o patrono da educação brasileira em 2012. Ele desenvolveu uma técnica de ensino baseada em experiências de vida das pessoas, com êxito na alfabetização de adultos.

A sua obra chamada ‘Pedagogia do Oprimido’, escrita em 1968, é o único livro brasileiro a aparecer na lista dos 100 títulos mais pedidos pelas universidades de língua inglesa consideradas pelo projeto Open Syllabus.
Imprimir