Imprimir

Notícias / Política MT

Vereadores solicitam reunião com Mauro para tentar resolver repasses atrasados para Saúde de Cuiabá

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Misael Galvão (PTB) encaminhou um ofício ao governador Mauro Mendes (DEM), pedindo uma reunião com os 25 vereadores para levarem demandas do que pode ser melhorado na Capital, a partir de 2020. O parlamentar também afirmou que os vereadores tentarão intermediar para que Governo e Município se entendam no imbróglio dos repasses atrasados para a Saúde.

Leia também
Lei é sancionada e Delegacias da Mulher deverão funcionar 24 horas


De acordo com Galvão, o Governo do Estado fez um grande trabalho de reequilíbrio fiscal neste primeiro ano e os parlamentares querem um diálogo para cobrar o pagamento de atrasados para saúde em Cuiabá, assim como outras demandas.

“Vejo que o Governo está acelerando o aperto financeiro então acredito que está na hora sim de tanto o governador Mauro Mendes, como o prefeito Emanuel Pinheiro, deixarem de lado as questões políticas e sentarem em uma mesa pelo povo Cuiabá. O Estado tem que repassar para os municípios e Cuiabá não pode ficar de fora. Inclusive já encaminhei um ofício para o governador Mauro Mendes para nos reunirmos. Queremos parabeniza-lo pelos avanços financeiros que sua gestão está fazendo, por isso pedi para que ele possa receber os 25 vereadores, porque eles tem seus pensamentos para contribuir para capital”, disse o parlamentar em entrevista ao Olhar Direto, garantindo que também irá utilizar a amizade com o vereador licenciado e atual secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo para resolver o impasse.

“Nós não podemos deixar de cobrar o que é de Cuiabá. Eu já pedi para o secretário de Saúde, o também vereador Gilberto, uma audiência para que possamos sentar a Comissão de Saúde, como o secretário da capital para vermos toda a questão de repasse da saúde para Cuiabá”, afirmou.

O Governo do Estado, apesar de estar em dia com os repasses da Saúde para Cuiabá, desde o início da gestão de Mauro Mendes, ainda não regularizou um montante de aproximadamente R$ 40 milhões que deve ao município.

O péssimo relacionamento do governador com o prefeito tem atrapalhado ainda mais um possível acordo para que a dívida seja quitada. O chefe do Executivo Municipal, que cobra cerca de R$ 44,9 milhões, já manifestou publicamente que está aberto para negociações e que gostaria de se reunir com Mauro para negociar uma forma pagar os atrasados.

O governador, no entanto, não reconhece o valor total da dívida e já declarou que o ela não foi feita pela sua gestão, ou seja, não será vista como prioridade pelo seu Governo.
Imprimir