Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Estado discute prevenção e controle da Dengue com os municípios de Cuiabá e Várzea Grande

Da Assessoria

A Secretaria de Estado de Saúde, em conjunto com as Secretarias Municipais de Cuiabá e de Várzea Grande, realizou mais uma Reunião Estratégica no traçado de ações de enfrentamento de dengue, na manha desta quinta-feira (27), na Escola de Saúde Pública.

O Estado apresentou a situação epidemiológica dos municípios envolvidos em decorrência da epidemia que ora o Estado passa, sendo os principais centros urbanos de maior notificação. “Com a recirculação do sorotipo DEN2 observou-se um agravamento dos casos, consequentemente com aumento de registros. O aumento também foi observado em outros municípios do Estado”, disse o secretário adjunto de Saúde, Victor Rodrigues.

O secretário disse que o Estado, com essa reunião, busca melhorar as condições para o adequado enfrentamento do problema, visto que o Ministério da Saúde propõe dentro das suas diretrizes nacionais ações contidas no Plano Nacional de Contingência da Dengue e que publicou manuais com a finalidade de instruir e informar Estados e municípios em respostas coordenadas e articuladas, cujo resultado final é surtir efeito em 2009 como redução do número de casos de dengue, de suas formas graves e óbitos.

“A proposta é nós gestores adequarmos nosso Plano Estadual e os municípios seus planos locais aproveitando as atividades e iniciativas que deram certo e implantar outras ações que poderão melhorar as ações e serviços no que prevê a vigilância epidemiológica, assistência, controle vetorial, comunicação e mobilização. O Ministério da Saúde já nos disponibilizou as diretrizes, o que temos que fazer agora é buscar a melhor operacionalização dentro do que já está previsto e implementá-lo de acordo com cada realidade, buscando utilizar todos os mecanismos disponíveis, a intersetorialidade das ações e experiências inovadoras.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Conceição Villa discorreu sobre as competências de cada ente federado no enfrentamento da Dengue, que segundo as diretrizes do Ministério da Saúde cada um exerce um papel fundamental no controle da doença com suas metas, obrigações e atribuições a serem seguidas.

“As diretrizes nacionais para a prevenção e controle de epidemias de dengue auxiliará tanto o Estado quanto aos municípios na organização de atividades de prevenção e controle, tanto em períodos de baixa transmissão ou em situações epidêmicas. O que nós queremos é evitar a ocorrência de óbitos e acima de tudo evitar a epidemia. A uniformização e as ações propostas pelo Ministério da Saúde nos norteiam nas tomadas de medidas, e consequentemente no alcance de respostas, declarou Conceição Villa.


UNIFICAÇÃO

O secretário municipal de Saúde de Cuiabá, Luiz Soares disse que busca melhorar as estratégias e ações com unificação de atividades dentro é lógico das competências. “É necessário um afunilamento e colaboração mútua para que possamos sair deste cenário atual epidêmico e que buscaremos outros setores externos ao setor da saúde na conjunção de esforços visando a eliminação do vetor transmissor, além de podermos chegar com uma boa mobilização junto a população como uma grande parceira na meta da erradicação”.

Ao final da reunião, ficou estabelecido a formação de Grupos de Trabalho divididos por áreas ,de Vigilâncias, da Assistência, da Gestão, da Comunicação, na implementação dos Planos de ação acordados com a nova proposta do Ministério da Saúde

Participaram da reunião, além dos secretários Adjunto de Saúde do Estado, Victor Rodrigues e municipal de Saúde de Cuiabá, o secretário adjunto de Cuiabá, Drº Nei Moreira; a superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Maria Conceição Villa; o diretor de Vigilância em Saúde e Ambiente de Cuiabá, Wagner Simplício; e como representante da Secretaria Municipal de Várzea Grande, a superintende técnica Eli Graci Nazário, e demais coordenadores, gerentes, técnicos das áreas de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Assistência do Estado e dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.

Imprimir