Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Médica do Complexo Hospital de Cuiabá orienta pais a fazerem check-up de filhos nas férias

Da Redação - José Lucas Salvani

Karla Ormond, médica do Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC), acredita que as férias escolares são um bom período para fazer um check-up (exames básicos de sangue, urina e fezes) em seus filhos, principalmente quando a família irá fazer uma viagem. A médica também reúne dicas para os pais sobre cuidados que devem ter com seus filhos durante esse tempo.

Leia mais:
Férias no Sesc tem oficinas, jogos, brincadeiras e apresentações gratuitas

Uma das primeiras dicas que a médica dá é manter os filhos hidratados com bastante água, mas também introduzir sucos naturais e água de coco. O protetor solar com fator acima de 30 também não pode ser esquecido já que as crianças ficam por muito tempo ao ar livre em piscinas, rios e parque. 

"É importante lembrar que o protetor não pode ser usado em menores de 6 meses. Os bebês precisam usar roupas com proteção UV e não ficarem expostos diretamente ao sol. É bom sempre buscar locais sombreados", explica a médica.

Karla Ormond chama atenção também para os exageros em relação ao consumo de açúcar. A obesidade é um problema que atinge muitas crianças e, nas férias, fica aquele clima de que está tudo liberado.

"Não se pode abrir mão da saúde e permitir que a criança coma o que ela quiser e, muito menos, na hora que quiser. Um docinho aqui e outro ali, tudo bem, mas sem exageros. É importante que a alimentação da criança seja balanceada, com o cuidado de mesclar todos os grupos alimentares. Não [pode] esquecer das frutas. É sempre bom dar preferência para as da estação", orienta.

A médica também alerta quanto aos brinquedos espalhados pela casa. Os objetos podem causar ferimento e quedas. “É importante sempre recolher os brinquedos, ter cuidado com os tapetes escorregadios e secar o chão para evitar quedas. Ainda ter cuidado com beliches, travar as janelas, principalmente em apartamentos, além de guardar bem os materiais de limpeza, venenos e remédios para evitar intoxicações e tampar as tomadas", reforça Ormond.
Imprimir