Imprimir

Notícias / Educação

Ministro confirma que algumas notas do Enem 2019 foram divulgadas com erros

Da Redação - Vinicius Mendes

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, informou neste sábado (18) que houve erro na correção de algumas provas do Enem 2019. De acordo com o ministro, alguns candidatos tiveram o gabarito trocado, mas garantiu que a parcela é mínima. De acordo com dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), nenhum dos 65 mil candidatos de Mato Grosso que realizaram as provas obtiveram nota máxima na redação.
 
Leia mais:
De 65 mil candidatos, nenhum atinge nota máxima na redação do Enem em MT
 
O ministro compartilhou um vídeo na manhã deste sábado em seu perfil no Twitter relatando o problema. Ele afirmou que foram encontradas algumas inconsistências na segunda prova do Enem, a de matemática e ciências da natureza, realizada no dia 10 de novembro de 2019, mas garantiu que a parcela de candidatos afetados é baixa.
 
“Encontramos algumas inconsistências na contabilização e correção da segunda prova do Enem do ano passado, um grupo muito pequeno de pessoas teve o gabarito trocado, quando foram fechados os envelopes, é uma inconsistência fácil de ser consertada, estamos falando ai de 0,1% das pessoas que fizeram, número baixo”, disse.
 
De acordo com o Inep, ao todo 88.122 candidatos de Mato Grosso se inscreveram para o Enem 2019. Entretanto, 65.308 fizeram a prova, o que representa 74,1% de candidatos. Ainda não há confirmação se candidatos de Mato Grosso foram prejudicados já que o Inep não divulgou em quais regiões do país houve este problema.
 
Weintraub disse que até a próxima segunda-feira (20) o problema já deve ser resolvido. O Inep ainda informou que qualquer candidato que se sentir prejudicado, ou achar que há algo de errado com sua nota, pode enviar seus dados para o e-mail enem2019@inep.gov.br que será feita uma reavaliação manual.
   
Imprimir