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PSDB inaugura TV na internet de olho nas eleições de 2010

Folha Online

De olho nas eleições de 2010, o PSDB inaugura na próxima segunda-feira a "TV Tucana" com transmissão ao vivo pela internet. A abertura das transmissões será feita com uma conferência on-line com o presidente nacional da legenda, senador Sérgio Guerra (PE), e com o presidente do Diretório Estadual de São Paulo, deputado Mendes Thame (SP).

O principal tema da conferência, prevista para as 16h no portal do partido, será a crise no Senado e as estratégias do partido para as eleições de 2010. Os internautas poderão participar enviando perguntas, sugestões e opiniões para os políticos.

Os próximos convidados da "TV Tucana" serão o governador José Serra (PSDB), e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A data e o horário ainda não foram divulgados.
A iniciativa do partido inicia uma nova fase na divulgação de ações político-eleitorais. Se as mudanças previstas na reforma eleitoral forem aprovadas, a internet será o principal ferramenta de comunicação entre candidatos e eleitores.

Uma das propostas da reforma eleitoral em discussão no Senado altera o texto aprovado pela Câmara e propõe que seja liberada a propaganda paga em sites e provedores pelos políticos que disputarem as eleições.

Além dos sites próprios, os candidatos poderão, por exemplo, comprar espaço virtual para divulgar um banner com sua imagem e seu programa político. Uma das ideias é que seja estabelecido um prazo para que a publicidade permaneça veiculada.

A reforma eleitoral prevê ainda a liberação de doações a candidaturas por cartão de crédito pela internet e por meio de formulário eletrônico. A regra é a mesma para as doações feitas pelos meios tradicionais: podem ser doados até 10% do rendimentos bruto e até 50% dos bens móveis.

A campanha na internet só será liberada a partir do dia 5 de julho de cada ano. A proposta segue a linha do modelo adotado pelos norte-americanos que foi decisivo para a eleição do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. No ano passado, o democrata bateu todos os recordes de financiamento de campanha, arrecadando US$ 742 milhões de dólares. Ao menos 54% deste dinheiro veio de doações menores de US$ 200, geralmente feitas pela internet.

Redes sociais

Os candidatos poderão utilizar também blogs e redes de relacionamento, como o Orkut e Twitter, para fazer campanha. O uso de vídeos na internet deverá se sujeitar às mesmas normas já aplicadas à propaganda política na TV, como a proibição de montagens que ridicularizem a imagem de outro candidato ou partido.

Provedores de internet poderão realizar debates entre os candidatos, cujas regras deverão ser aprovadas por pelo menos dois terços dos candidatos às eleições majoritárias ou dois terços dos partidos ou candidatos às eleições proporcionais - regra que passa a valer também para debates na TV ou no rádio.
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