Imprimir

Notícias / Brasil

PF inicia operação contra fraude e lavagem de dinheiro

Folha Online

A Polícia Federal iniciou nesta sexta-feira uma operação com objetivo de desarticular a atuação de grupos suspeitos de crimes financeiros através de operações responsáveis pela evasão de divisas, câmbio ilegal, descaminho e lavagem de dinheiro.

Com a operação Harina, policiais federais foram distribuídos em 28 equipes e cumprem 28 mandados de busca e apreensão e 19 mandados de prisão nas cidades de São Paulo e Santos (em SP), Porto Alegre no Rio Grande do Sul, e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, além de prisões no Uruguai com o apoio da Interpol.

Segundo a PF, um dos grupos criminosos utilizava-se de empresas interpostas (fantasmas) e sucessivas operações fictícias de compra e venda, para a realização de importações com valores subfaturados.

Para efetivar a evasão de divisas, os grupos realizavam, diariamente, operações conhecidas como dólar cabo, nas quais não há saída física da moeda, mas apenas um sistema extraoficial de compensação entre doleiros e clientes.

Os integrantes do grupo são acusados de evasão de divisas, descaminho, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal, cujas penas, se condenados, podem chegar a 30 anos de prisão.

A operação foi batizada de Harina porque há produtos contrabandeados da Argentina.
Imprimir