Imprimir

Notícias / Cidades

Aprovados em concurso protestam e cobram entrega de Penitenciária em Várzea Grande

Da Redação - Fabiana Mendes

Aprovados no concurso público do sistema prisional de 2016 cobraram a entrega do Centro de Detenção Provisória de Jovens e Adultos de Várzea Grande, maior unidade prisional de Mato Grosso. Um protesto foi realizado na tarde do último sábado (8), na avenida Alzira Santana.

Leia mais:
Idosa morre após sofrer infarto fulminante durante almoço dançante no Galpão

A mobilização ocorreu por volta das 16 horas. Os participantes seguiram até a rodovia MT-351, próximo ao distrito de Pirizal. Conforme os participantes, a entrega da Penitenciária estava prevista para acontecer no dia 31 de janeiro. O projeto inicial previa a construção de 1.008 vagas, podendo ser ampliado para 1,5 mil vagas.
 
A obra, que estava paralisada desde 2008, faz parte de um convênio entre o Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e o Governo de Mato Grosso. O investimento seria na ordem de R$ 27 milhões, sendo R$ 6 milhões de responsabilidade estadual.
 
Outro lado

Nota de esclarecimento

A obra da penitenciária de Várzea Grande está 97.79% concluída. A unidade foi arquitetada para abrigar mais de um mil reeducandos. A previsão é de que obra seja entregue até o fim do primeiro semestre de 2020.

Vale ressaltar que os aprovados no concurso foram para preenchimento de cadastro reserva e, por enquanto, no momento o Governo do Estado não tem previsão de nomeação porque está impedido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Imprimir