Imprimir

Notícias / Política BR

Ministro italiano se diz otimista quanto a extradição de Cesare Battisti

Ansa

O ministro italiano da Defesa, Ignazio La Russa, afirmou hoje à ANSA que aguarda com otimismo o julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) do Brasil sobre o caso do ex-ativista Cesare Battisti, que deve ocorrer no dia 9 de setembro.

"Estou convencido de que o caso Battisti terá um resultado positivo", disse ele, que reiterou ainda que as relações entre Itália e Brasil vivem agora "um momento mais descontraído".

O governo italiano pede a extradição de Battisti, preso no Brasil desde 2007. Em seu país, o ex-ativista foi condenado à prisão perpétua por quatro homicídios ocorridos na década de 1970, quando integrava a organização PAC (Proletários Armados pelo Comunismo).

"Não podemos imaginar que um país como o Brasil não reconheça o direito da Itália de cumprir uma sentença legítima de sua Justiça", afirmou La Russa.

Em janeiro deste ano, o ministro Tarso Genro (Justiça) concedeu a Battisti o refúgio político, medida que na prática pode impedir sua extradição. A decisão elevou a tensão diplomática entre Brasil e Itália.

No dia 9, os ministros do STF decidirão se acatam o pedido italiano ou se permitem que o ex-ativista permaneça no Brasil. Atualmente, ele está detido na Penitenciária da Papuda, em Brasília, mas pode ganhar liberdade a partir da decisão da Corte.
Imprimir