Imprimir

Notícias / Cidades

Exame detecta coronavírus em paciente de Cuiabá e hospital aguarda contraprova

Da Redação - Fabiana Mendes

Exame realizado em Cuiabá, cujo resultado saiu na tarde desta segunda-feira (16), atesta positivo para o novo coronavírus. O paciente, de 48 anos, encontra-se internado no Hospital Santa Rosa. A contraprova foi realizada e o resultado ainda é aguardado. A informação foi confirmada pela direção do Hospital, por meio de nota, assinada pelo diretor Cervante Caporossi, diretora-executiva Mara Nasrala e pelo coordenador do Pronto Atendimento, Luciano Côrrea Ribeiro.

Leia mais:
Mauro Mendes poderá anunciar quarentena no Estado por pandemia de coronavírus

De acordo com o Hospital Santa Rosa, o paciente apresenta sintomas semelhantes ao do Covid-19, sendo que a infecção viral foi confirmada em uma primeira prova do teste PCR em tempo real. O paciente esteve recentemente na Itália e segue monitorado em isolamento respiratório.

No momento estão sendo realizados exames diagnósticos para avaliar uma possível internação, seguindo protocolos do Ministério da Saúde. A unidade hospitalar já notificou o caso à Vigilância Epidemiológica de Mato Grosso.

"A diretoria do Hospital Santa Rosa e sua equipe assistencial adverte a população e pacientes que não há motivos para pânico ou histeria. Todos os procedimentos e protocolos nacionais e mundiais estão sendo cumpridos pela instituição de saúde", diz trecho da nota.

Inicialmente, a Prefeitura de Cuiabá disse que ainda não havia confirmação de casos de Covid-19 na Capital e manteve o boletim que informa somente sobre casos suspeitos. Isso porque o laboratório que testou positivo para o vírus não faz parte da rede credenciada para atender pacientes com suspeitas. Agora, um laboratório credenciado realiza a contraprova e é a partir deste resultado que as autoridades competentes irão confirmar ou não o que já foi divulgado pelo hospital.

O Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Cuiabá realizaram coletivas de imprensa para informar as medidas que deverão ser tomadas no Estado por conta da pandemia. 



O vírus já causou cancelamento de diversos eventos em Mato Grosso. A Universidade de Cuiabá suspendeu as aulas por uma semana. No sistema penitenciário, a  visitas foram reduzidas. Cada pessoa privada de liberdade poderá receber um visitante por vez, a cada 15 dias.

O governador Mauro Mendes (DEM) deve anunciar na tarde de hoje um decreto de quarentena. A informação foi confirmaada pelo secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer (Secel), Allan Kardec. 

"O governador fará o anuncio oficial, mas tudo indica que nós obviamente teremos uma quarentena. Mas sem nenhum tipo de alarde, Mato Grosso não tem nenhum caso confirmado, todos os casos que estão sendo levantados, estão sendo descartados. Estamos nos preparando para isso, ao final da reunião, o governador vai descer e fará o anúncio oficial com decreto oficial. Temos a tranquilidade que Mato Grosso não tem um caso oficial", já afirmou o secretário. 

"Vamos aguardar o decreto do governador e ele que vai nos orientar. A princípio, estamos esperando a reunião com os técnicos de saúde, o secretário Giberto, a procuradoria. Hoje, ao final desta reunião, será falado do decreto", acrescentou. 
 
Imprimir