Imprimir

Notícias / Cidades

Bares e restaurantes se adaptam ao coronavírus para não fechar

Da Redação - Max Aguiar

O decreto do governo mato-grossense Mauro Mendes (DEM), que pede que a população evite aglomerações e eventos com mais de 200 pessoas para evitar a proliferação do coronavírus, pode esvaziar bares e restaurantes em todo estado. Porém, quem é cliente fiel de alguns empreendimentos ainda insiste em frequentar esses lugares. Pensando nisso, a Associação Brasileira dos Bares, Restaurantes e Similiares – Abrasel, está distribuindo selos de qualidade em diversos estabelecimentos.

Leia mais:
Isolados no Peru por coronavírus, cuiabanos relatam desespero para voltar para casa

A intenção não é apenas demarcar locais que estejam aptos para receber o cliente, mas sim conscientizar o público, que além de atendimento, precisam ter alimentos e bebidas seguros para consumação.

De acordo com a presidente da associação, Lorena Bezerra, na capital, 150 restaurantes estão com esse selo de qualidade, que também indica a política de boas práticas daquele lugar. Toda essa providência, segundo a presidente, é para não deixar a clientela sem atendimento.

“Estamos fazendo a colocação desse selo para demonstrar que estamos em constante fiscalização. O ambiente do restaurante naturalmente ele precisa seguir as normas de boas práticas, então aquele restaurante que o cliente já freqüenta, ele só melhorou, nada mudou. O selo da Abrasel só é colocado em locais associados, ou seja, em Cuiabá temos 150 estabelecimentos aptos”, disse a presidente.

Lorena ainda conta que não há motivo para alarde, no momento, pois os casos de Covid em Mato Grosso estão sob avaliação. Mas, para seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os clientes precisam se manter com 1 metro de distância. Além disso, está sendo orientado que os proprietários reduzem o número de mesas e cadeiras.

“A orientação da OMS é que as pessoas mantenham uma distância de um metro, por isso estão sendo diminuindo número de cadeiras, a orientação da Prefeitura é para ambientes abertos tenham 100 pessoas, no máximo, e ambientes fechados 50. Isso também depende do tamanho do ambiente do restaurante, mantendo cada clinte distante um metro um do outro.  A orientação é evitar aglomerações. O objetivo é conter a epidemia. De forma que a economia não pare”, concluiu a presidente da associação.

Por hora, não se tem informações de queda nas vendas ou no movimento. O que se sabe é vários estabelecimentos como boates e casas de shows paralisaram os serviços até segunda orientação do estado ou da OMS.
Imprimir