Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Secretaria confirma segundo caso de Coronavírus em MT; paciente teve contato com contaminado

Da Redação - Isabela Mercuri

O segundo caso de coronavírus foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande na noite da última sexta-feira (20). A confirmação aconteceu após  Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) testar positivo para um dos quatro casos localizados em Várzea Grande. O paciente é um homem que teve contato com um caso confirmado no Rio Grande do Sul, e que está em isolamento desde que chegou a Mato Grosso.

Leia também:
Secretário afirma que mato-grossenses que não seguirem decretos poderão ser presos

De acordo com informações da assessoria, o quadro de saúde do paciente é estável, , com sintomas leves, e ele continua em isolamento domiciliar. As recomendações seguirão o protocolo já estabelecido desde o início do monitoramento do paciente.

Há outros quatro casos que aguardam confirmação em Várzea Grande. Na tarde de sexta-feira, a SES divulgou a notificação de 73 casos suspeitos de coronavírus em 23 municípios de Mato Grosso. As equipes de vigilância já monitoraram um total de 123 ocorrências no estado, sendo que 16 casos foram descartadas e 33 foram excluídas por não preencherem critérios de definição de caso para COVID-19.

“É um paciente adulto, jovem, com uma boa qualidade de saúde, portanto, sem comorbidade anterior ao COVID 19, assistido e sem gravidade, com acompanhamento”, afirmou o secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes que oficializou ao Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus de Várzea Grande.

O secretário de Várzea Grande reforçou a necessidade do distanciamento social e disse que o Comitê de Enfrentamento vai adotar novas medidas apostando na conscientização das pessoas quanto a gravidade do momento e que o mesmo é passageiro e será superado.

“Nossa missão da área médica por determinação da prefeita Lucimar Sacre de Campos é unir todos os esforços no zelo pela vida humana, pela retomada da convivência social e da qualidade de vida de todos indistintamente, principalmente aqueles que dependem do Poder Público e do Sistema Único de Saúde – SUS”, asseverou.

A orientação da Secretaria de Estado de Saúde é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Todas as Notas Informativas da SES estão disponíveis neste link.

*Atualizada às 11h.
Imprimir