Imprimir

Notícias / Política MT

Câmara renuncia R$ 2 milhões do orçamento para combater coronavírus e oferece prédio

Da Redação - Arthur Santos da Silva

A Câmara Municipal de Cuiabá renunciou a R$ 2 milhões de seu orçamento para serem utilizados nas ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19) pelo Executivo Municipal. Os recursos serão direcionados à Secretaria de Saúde da Capital. A Câmara ainda colocou seu prédio à disposição.

Leia também 
Prefeitura admite problemas no antigo PS, mas diz que usá-lo é a melhor solução para o momento


A decisão foi tomada nesta segunda-feira (23), durante reunião do Colégio de Líderes. O recurso deve ser destinado à compra de insumos básicos para as unidades de saúde da Capital, tais como máscaras, luvas, álcool gel, entre outras coisas.

“Vamos fazer a renúncia desse recurso. Suspendemos alguns projetos da Casa, apertamos as contas e conseguimos essa economia para contribui com o Poder Público nesse momento tão complicado. Acredita que essa é à hora de todos unirmos forças, independente da bandeira partidária, todos temos que lutar em prol do povo, em prol da saúde de nossa gente, e a Câmara está buscando fazer o seu papel”, pontuou o presidente do Legislativo Cuiabano, vereador Misael Galvão (PTB).

Alem disso, o Parlamento Municipal ainda colocará a disposição do Executivo os 25 carros e a van locados pela casa para atender as demandas do Legislativo. “Esses veículos poderão auxiliar a Prefeitura no transporte de suprimentos e insumos para as unidades de saúde e em outros situações emergenciais também”, explicou .

Por fim, a Câmara ainda irá colocar o seu prédio à disposição para ser utilizado como retaguarda ou ponto de apoio por parte do Poder Executivo, principalmente no que tange a vacinação e testes rápidos.

Polêmica 

Com atividades na Câmara Municipal de Cuiabá suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus, a Mesa Diretora decidiu antecipar o pagamento dos salários dos vereadores, que normalmente é efetuado somente no dia 30 de cada mês. Ele foi realizado no dia 19 de março. A medida também beneficiou os servidores comissionados e efetivos.

No total foram contemplados com a determinação os 88 servidores, além de 426 servidores comissionados e os próprios 25 vereadores.

Após enorme repercussão negativa da antecipação do próprio salário, alguns vereadores de Cuiabá se mostraram constrangidos com a determinação da mesa diretora e anunciaram, mesmo que tardiamente, que vão contribuir financeiramente com os seus vencimentos e verbas indenizatórias para ajudar a população durante a crise.
Imprimir