Imprimir

Notícias / Cidades

Governo de MT libera credenciamento de laboratórios para realizarem testes de coronavírus

Da Redação - José Lucas Salvani

O Governo de Mato Grosso liberou a solicitação de credenciamento de laboratórios públicos, privados, de ensino e pesquisa que estiverem interessados se habilitar para realizar o exame de diagnóstico do novo coronavírus. A portaria n°099/2020GBSES foi publicada nesta terça-feira (24), no Diário Oficial, com todas as regras do processo.

Leia mais:
Com seis casos confirmados na Baixada, Mauro convoca Emanuel e Lucimar para reunião

Os laboratórios que atenderem aos requisitos devem encaminhar os documentos digitalizados, em alta resolução, para o email dirlacen@ses.mt.gov.br. Os estabelecimentos receberão uma visita técnica para vistoria do local. Todo o processo será conduzido por uma equipe de profissionais do Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) que analisará as propostas apresentada por cada um dos interessados.

A portaria pode ser conferida aqui, nas páginas 20 e 21. No total, são cinco requisitos necessários para a habilitação oficial. 

I - Possuir registro no CNES e informar o número do respectivo registro;

II - Apresentar cópia do Alvará da Vigilância Sanitária (exceto laboratório público de ensino e pesquisa);

III - Comprovar a existência, no laboratório, de técnico com experiência em biologia molecular na realização de RT-PCR em tempo real;

IV - Possuir laboratório de contenção NB-2 para manipulação das amostras e utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados a esse nível de contenção;

V - Firmar o Termo de Cooperação Técnica Laboratorial, Anexo Único desta Portaria.

Reunião com prefeitos

Ainda nesta terça-feira, o governador Mauro Mendes (DEM) deve receber os prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande para uma reunião no Palácio Paiaguás. O objetivo é alinhar ações que deverão ser adotadas nos próximos para conter o avanço do coronavírus na região metropolitana. Todos os casos confirmados no Estado até o momento estão localizados na Baixada Cuiabana.

O encontro entre os gestores ocorre em meio à mais uma crise na relação entre Mauro Mendes e Emanuel. Neste final de semana, o governador chegou a ser criticado por derrubar na Justiça parte de um decreto que o prefeito da Capital havia editado para impedir a circulação de ônibus. O democrata nega que tenha agido para atender interesses políticos. 

“Não há espaço para irresponsabilidade nem politicagem. Toda medida que vier a representar riscos à população será questionada em todas as esferas”, justificou o governador, a um seguidor de seu Instagram que criticou o pedido do Governo que acionou o Judiciário para garantir a manutenção de 30% da frota cuiabana em funcionamento para o uso geral.
Imprimir