Imprimir

Notícias / Cidades

Secretário prevê que 20% dos infectados com coronavírus precisarão de internação em MT

Da Redação - Max Aguiar

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, confirmou que dos infectados por coronavírus em Mato Grosso, apenas 20% precisarão de internação. Os outros 80% precisarão apenas de cuidados básicos em casa. 

Leia mais:
Prefeitos de cidades sem coronavírus terão que justificar fechamento de cidades, diz governador

Outro dado apresentado pelo secretário é sobre o possível surto ou pico da doença no estado. Muitos se preocupam com o mês de abril, mas Gilberto afirmou que esse crescimento drástico será no final do próximo mês e começo do mês de maio. 

"Praticamente 80% da população não vai precisar nem ir na UPA, tão pouco ser hospitalizada. Algo em torno de 20% poderá ter uma internação. E é nesse foco da mitigação que estamos trabalhando nesse momento. Paralisando as cirurgias eletivas e reservando espaços para casos de agravo do coronavírus", disse o secretário. 

Prevendo um possível pico de surto de coronavírus, o estado se preparando para receber os pacientes, que seriam novos 600 casos da pandemia. "Por isso estamos construindo 200 leitos em um hospital existente, acoplada em uma unidade com requezitos já prontos. Prevendo que após a passagem da pandemia, teremos capacidade de atender pacientes em um hospital, sem precisar levantar acampamento de uma área como estádio de futebol", disse o secretário. 

Atualmente, 487 leitos SUS e 609 leitos privados estão disponibilizados dentro de Mato Grosso para atender os pacientes. Porém, até o período da tarde, será diagnosticada a situação de todo estado para saber quantos quartos, enfermaria ou UTIs estão disponíveis. 

Gilberto ainda frisou que Estado se preparando com profissionais para combater o vírus no estado. Leitos estão preparados para um possível cenário de complicação. Uma das saídas será a contratação de novos profissionais. 

"Estamos em fase final de um edital de recrutamento do profissional da área da saúde para contratar em caráter emergencial profissionais para trabalhar nesse período. No Hospital Santa Casa, Hospital Júlio Muller e parte do Hospital Metropolitano, estão preparados para atender os pacientes. Estamos fazendo plano para o pior cenário, mas torcendo para não chegar nesse pior cenário, que seria no final de abril e começo de maio", concluiu o secretário. 
Imprimir