Imprimir

Notícias / Política MT

Após mudanças do Estado, Rondonópolis mantém medidas contra o novo coronavírus

Da Redação - José Lucas Salvani

Horas após o novo decreto do Governador Mauro Mendes (DEM), que liberou shopping centers e outros estabelecimentos, a prefeitura de Rondonópolis, por meio de uma nota, afirmou que irá manter suas medidas de isolamento social. A nota foi divulgada a imprensa na tarde desta quinta-feira (26) e alega seguir as recomendações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS) em combate ao novo coronavírus.

Leia mais:
Unimed confirma 3 casos de Covid-19 em Rondonópolis, mas Governo não reconhece como oficiais

Em nota, a prefeitura afirma que se necessário irá estender o prazo de vigência das medidas de isolamento, previsto para chegar ao fim na próxima terça-feira (31). “Informamos que os decretos municipais estão mantidos até a sua vigência e será realizada uma reunião com autoridades de saúde e o Comitê de Gestão de Crise em uma data oportuna para analisar a prorrogação ou não dos mesmos”.

No último sábado (21), o município divulgou novas medidas. O funcionamento do comércio está suspenso, incluindo bares, restaurantes, lanchonetes e conveniências. Conforme o documento, fica determinado que as feiras livres sejam somente para a comercialização de gênero alimentícios. Não poderá haver consumo de alimentos no local.

O atendimento ao público em todas as agências bancárias, públicas e privadas, casas lotéricas também será suspenso. Segundo o decreto, também fica determinada a suspensão do corte de água em igrejas, salões comunitários e população baixa-renda que paga tarifa social.

Inicialmente, o transporte público também foi suspenso. Todavia, após uma liminar concedida pelo juiz Francisco Rogério Barros, foi mantida a circulação de 30% da frota de ônibus, assim como permitido o funcionamento das atividades de transporte de passageiros por meio de aplicativos, com a obrigatoriedade do cumprimento de medidas de higienização e distanciamento.

Shopping centers liberados

O Governo do Estado publicou novo decreto definindo novos critérios para a prevenção e combate ao coronavírus, com a manutenção do isolamento social. Em coletiva, o governador ratificou o fechamento de parques, cinemas e igrejas, porém permitiu a abertura e funcionamento de shopping centers, mercados e serviços funerários.

O decreto foi publicado no Diário Oficial que circula nesta quinta-feira e reforça as medidas que têm sido adotadas pelo Gabinete de Situação de Mato Grosso. 

O documento lista de forma objetiva quais são as atividades que poderão continuar a operar durante o período que durar a pandemia e as que ficarão restritas, de modo a garantir a saúde da população, bem como as atividades econômicas essenciais e, consequentemente, os empregos dos mato-grossenses.

Três casos em Rondonópolis

De acordo com a Unimed de Rondonópolis, há três casos confirmados do novo coronavírus no município, embora os números não tenham sido reconhecidos como oficiais pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). As informações foram repassadas no boletim divulgado nesta quinta-feira, pelo diretor-presidente e médico anestesista, Ricardo Correa Gonzales e o médico infectologista, Juliano Munaretto.

“Com relação aos três casos que estamos divulgando como positivo, gostaríamos de afirmar que esses casos são e devem permanecer tratados como positivo. Todos têm epidemiologia clínica, exame radiológico e exame de laboratório habilitado pelo Ministério da Saúde”, disse Ricardo Correa.

Confira a nota da prefeitura de Rondonópolis na íntegra:

A Prefeitura de Rondonópolis seguindo recomendações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS), de especialistas e da Secretaria Municipal de Saúde, adotou medidas de prevenção para conter a pandemia de coronavírus (Covid-19) no município baixando vários decretos de forma a proteger a população. Informamos que os decretos municipais estão mantidos até a sua vigência e será realizada uma reunião com autoridades de saúde e o Comitê de Gestão de Crise em uma data oportuna para analisar a prorrogação ou não dos mesmos.
Imprimir