Imprimir

Notícias / Cidades

EPIs doadas são entregues em hospitais do estado em parceria com transportadora

Da Redação - Isabela Mercuri

Unidades dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) doadas por parceiros foram entregues aos profissionais da saúde dos hospitais regionais de Sorriso e Sinop no último sábado (4), por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e a transportadora Satélite Norte. Os materiais são uma forma de garantir a proteção daqueles que estão na linha de frente do combate ao coronavírus.

Leia também:
Aumenta para 60 casos de Covid-19 confirmados em Mato Grosso; 358 têm problemas respiratórios graves

De acordo com a assessoria da SES, integram os EPIs as luvas de procedimentos não cirúrgicos, álcool em gel, óculos de proteção, sapatilhas descartáveis, máscaras, aventais, colchões toucas. A entrega às demais unidades regionais do Estado será realizada durante a próxima semana.

“Os profissionais são os principais beneficiados com a chegada rápida desses EPIs, pois eles continuarão trabalhando com as condições ideais de enfrentamento à COVID-19”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, que ressalta a importância do gesto diante de um cenário em que todos precisam se ajudar.

Dos 562.780 mil EPIs anunciados pelo Ministério, Mato Grosso recebeu 328.372 mil; o envio por parte do Governo Federal tem sido em quantidade reduzida e de forma fracionada. A distribuição desses equipamentos aos municípios será analisada e realizada pelas equipes técnicas, de modo que haja o gerenciamento desses itens, tendo em vista o cenário de pandemia em que o Brasil e o mundo se encontra.

Além dos EPIs recebidos do Ministério, a secretária adjunta de Gestão Hospitalar da SES, Caroline Dobes, informa que o órgão estadual também recebeu algumas doações de EPIs e vem adquirindo itens extras por meio de compra emergencial, conforme autoriza o Decreto Governamental nº 407/2020.

“Considerando que os materiais estão em falta em todo o mundo, a Secretaria faz uma força-tarefa no sentido de adquirir novos itens e conscientizar os profissionais sobre o uso correto dos EPIs, que dão suporte a eles no atendimento de casos suspeitos e confirmados de Síndrome Respiratório Aguda Grade e coronavírus”.
Imprimir