Imprimir

Notícias / Cidades

Município com 5 mil habitantes e prefeito cassado tem primeiro caso de Covid-19 registrado

Da Redação - Arthur Santos da Silva

Lambari D'Oeste, município com população estimada em 5,4 mil pessoas e distante 318 km de Cuiabá, registrou o primeiro caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19) nesta quarta-feira (8). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Em Mato Grosso, são 90 casos confirmados da Covid-19, com um óbito  contabilizado.

Leia também 
Aumenta para 90 casos de Covid-19 confirmados em Mato Grosso; 446 têm problemas respiratórios graves

 
Lambari D'Oeste atualmente é administrada pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Josivan Medeiros.  Os eleitos em 2016, Edvaldo Alves dos Santos (prefeito) e Zaqueu Batista de Oliveira (vice-prefeito)  tiveram seus mandatos cassados por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio. Conforme os autos,  durante a realização da campanha eleitoral, eles distribuíram combustíveis em troca de votos dos beneficiados.
 
Havia determinação para que os eleitores fossem às urnas no dia 26 de abril para escolher oa novos prefeito e vice-prefeito até o dia 31 de dezembro deste ano. Porém, a pandemia do coronavírus adiou o pleito suplementar.  Não há definição de nova data.
 
Os casos confirmados em Mato Grosso estão em Cuiabá (50), Rondonópolis (7), Várzea Grande (6), Tangará da Serra (5), Sinop (6), São José dos Quatro Marcos (2), Cáceres (2), União do Sul (1), Primavera do Leste (1), Nova Mutum (1), Nova Monte Verde (1), Lucas do Rio Verde (1), Lambari D’Oeste (1), Canarana (1), Campo Novo do Parecis (1), Aripuanã (1), Alta Floresta (1) e residentes de outros Estados (2).
 
As mulheres correspondem a 59% dos casos registrados no Estado e 52 pacientes tem idade entre 36 e 55 anos. Dos 90 casos confirmados da Covid-19, 63 estão em isolamento domiciliar, 11 estão recuperados e 15 estão hospitalizados - nove em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seis em enfermarias.
 
Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios.
 
Cenário nacional
 

Nesta quarta-feira, o Governo Federal confirmou 15.927 casos de Covid-19 no Brasil e 800 óbitos. No levantamento do dia anterior, divulgado pelo Ministério da Saúde, o país contabilizava 686 mortes e 14.018 casos confirmados.
Imprimir