Imprimir

Notícias / Política MT

Emanuel anuncia entrega de kits e aula à distância pela TV aberta para a educação municipal

Da Redação - Érika Oliveira

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou nesta terça-feira (14) mais uma série de medidas que serão adotadas para diminuir os impactos das ações de combate ao coronavírus na Capital. A principal novidade diz respeito à implementação do Ensino à Distância (EAD), via TV aberta, durante o período de suspensão das aulas na rede municipal. O chefe do Executivo também informou que serão entregues kits escolares a todos os 54 mil alunos.
 
Leia mais: 

Emanuel mantém suspensão de aulas em Cuiabá até o dia 10 de maio
 
“Na área pedagógica, algumas providências que estamos tomando durante a pandemia, será a a entrega do kit escolar completo para todos os 54 mil alunos da rede municipal. O kit inteligência emocional, que é produzido pelo psiquiatra Augusto Kury, também será entregue para as nossas crianças. O kit PROAC, que é entregue do 1º ao 3º ano, também será entregue. O kit PROMP, para alunos do 4º ano que estão se preparando para a prova Brasil, também vai chegar até os alunos. E o EAD, que é a grande novidade em Mato Grosso, será reproduzido em TV aberta, através da TV Cultura, canal 17.1. Serão 40 mil alunos, só vão ficar de fora, evidentemente, os da educação infantil. O EAD será casado com a plataforma da internet, através dos nossos aplicativos. E, por fim, o kit alimentação escolar, que manteremos o compromisso de entregar para a família dos 18 mil alunos que são considerados em situação de vulnerabilidade social. E junto com a alimentação vai também um kit higiene, para que toda a família se prepare e se proteja da Covid-19”, informou o prefeito, em vídeo divulgado por sua assessoria de imprensa.
 
As aulas começarão a ser exibidas já nesta quarta-feira (15), pelo canal 17.1, em horários pré determinados, sempre ao vivo e, ficarão disponíveis em plataformas para que possam ser compartilhadas pelos professores das 143 unidades educacionais e seus alunos e também por meio de um aplicativos que está sendo criado pela Secretaria de Educação.
 
"O prefeito Emanuel Pinheiro deteminou ainda que todas as unidades da rede pública municipal de Educação possam disponibilizar seu sinal de internet aos pais que não possuem esse serviço,  facilitando o acesso dos seus filhos as atividades EAD que estão sendo realizadas. Com isso serão abertos quase 200 pontos de internet na cidade para que os pais possam baixar os arquivos e videos pelo aplicativo da Secretaria, onde também será possível assistir as aulas", explicou o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos salientando que para baixar os arquivos, os pais não precisaram entrar nas unidades educacionais.
 
As aulas na rede municipal estão suspensas desde o dia 23 de março, por força de decreto. A princípio, somente alunos considerados em situação de vulnerabilidade social estavam recebendo o chamado “kit merenda”. Agora, além da alimentação, as famílias também irão receber produtos de higiene pessoal e a Secretaria estuda, ainda, a possibilidade de distribuir máscaras de proteção.
 
Para receber os kits os pais deverão apresentar o cartão do CAD Único e o comprovante do último recebimento do Bolsa Família. Aqueles que não constarem nas listas das unidades escolares mas que são beneficiários do programa, apresentarão os documentos e poderão retirar os kits.
 
Os kits serão distribuídos pelas unidades escolares. Para evitar aglomerações, aumentando o perigo de contágio pelo coronavírus, as equipes gestoras irão organizar os dias e horários para entrega dos kits aos pais.  
 
“Ficamos preocupados com as crianças porque sabemos que mesmo sendo assintomáticas seria necessário, nessa política do distanciamento, promover a proteção dos familiares e seguir a orientação de especialistas de suspender as aulas por tempo indeterminado. Momentaneamente, pelo meu decreto, será até o dia 10 de maio [a suspensão das aulas], mas se for necessário nós vamos prorrogar. A nossa lógica é de que mesmo com as aulas paradas o ensino não seja prejudicado. Então, nesse esforço concentrado, tomamos algumas medidas para que a educação pública não tenha prejuízo”, pontuou o prefeito.
Imprimir