Imprimir

Notícias / Política MT

Prefeitura autoriza abertura de igrejas, bares e shopping; venda de bebidas alcoólicas proibida

Da Redação - Wesley Santiago

A Prefeitura de Rondonópolis (215 quilômetros de Cuiabá) decidiu autorizar, a partir da próxima sexta-feira (17), a abertura de igrejas, bares, restaurantes, do shopping da cidade e também de academias, todos com restrições. Vale lembrar que o município é o segundo de Mato Grosso com o maior número de casos confirmados do novo coronavírus (23), além de ter uma morta em decorrência da doença.

Leia mais:
Prefeito prorroga prazo para pagamento do IPTU e ISSQN e garante não sujar nome de inadimplentes
 
O Comitê de Gestão de Crise de Rondonópolis se reuniu na tarde desta quarta-feira (15) para avaliar os planos de contingência e decidiu liberar a abertura de alguns segmentos, desde que respeitadas as diretrizes que constam nos planos apresentados por eles.
 
O decreto deverá ser publicado na sexta-feira (17), mesma data em que passa a valer a publicação liberando as atividades. Conforme os planos de contingência cada segmento deverá obedecer os itens para permanecer em funcionamento. As agências bancárias, por exemplo, deverão organizar filas levando em consideração o distanciamento entre as pessoas, fazer a higienização das mãos entre outras obrigações.
 
Com a decisão do Comitê o segmento de bares e restaurantes deverá ser liberado com restrições de funcionamento, como a proibição da venda de bebidas alcoólicas, permanência de clientes por no máximo 60 minutos e atender apenas 50% de sua capacidade, além das recomendações da Vigilância Sanitária.
 
O plano de contingência de academias também foi aprovado e o segmento deverá ser liberado para funcionar de acordo com as determinações descritas no documento. O shopping e o shopping popular também poderão voltar às suas atividades respeitando as diretrizes contidas no plano.
 
As igrejas e templos religiosos também poderão funcionar obedecendo o plano de contingência, que traz, neste caso, a permissão de receber apenas 30% de sua capacidade de público, distanciamento entre as pessoas, entre outros.
 
Números em Mato Grosso
 
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (15.04), 151 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados quatro óbitos em decorrência do coronavírus.
 
Os casos confirmados estão em Cuiabá (79), Rondonópolis (23), Sinop (11), Várzea Grande (7), Tangará da Serra (5), São José dos Quatro Marcos (4), Primavera do Leste (4), Cáceres (2), Aripuanã (2), União do Sul (1), Pontes e Lacerda (1), Nova Mutum (1), Nova Monte Verde (1), Lucas do Rio Verde (1), Lambari D’Oeste (1), Conquista D’oeste (1) Canarana (1), Campo Novo do Parecis (1), Alta Floresta (1) e em residentes de outros Estados (4).
 
Nas últimas 24 horas, surgiram 13 novas confirmações nos municípios de Cuiabá (4), Rondonópolis (1), Várzea Grande (1), São José dos Quatro Marcos (2), Primavera do Leste (3), Conquista D’Oeste (1) e de pacientes de outros estados (1).
 
Dos 151 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 99 estão em isolamento domiciliar, 42 estão recuperados e 6 estão hospitalizados – sendo todos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Imprimir