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Governo, bancada federal e AL unem esforços para desenvolver Sul do Estado com rodovia

Da Assessoria Secom MT

O governador em exercício Silval Barbosa participa na manhã deste sábado (29.08) em Guiratinga (328 Km de Cuiabá) da audiência pública para debater a federalização e o asfaltamento da MT-110, no Sul de Mato Grosso. A atividade é parte da mobilização do Fórum Regional Pró MT-110.

A proposta da rodovia é ligar a BR-070 à BR-364, de Novo São Joaquim, a Alto Garças, próximo à malha da ferrovia senador Vicente Vuolo em Alto Taquari, administrada pela ALL. A federalização repassa a responsabilidade da maior parte dos investimentos para a obra ao governo federal.

A rodovia permitirá efeitos múltiplos, segundo a população local. A dona de casa Rosimeire Almeida, presente à audiência, afirma que como guiratinguense, o asfalto da rodovia tira o município e propriedades rurais do isolamento. “Para visitar família, quem tem parente em Tesouro, sem buraco e poeira, fica mais rápido”, comenta. “A gente tem parente em Alto Garças e vai pouco. Com o asfalto tem mais conforto e segurança. Para Guiratinga gera até mais emprego porque o movimento na cidade aumenta”, descreve.

Silval Barbosa explica que a federalização da MT-110 liga Guiratinga a Alta Garças vai "levar desenvolvimento para a região e poder de competitividade da produção local". Ele disse que há tempo a população e autoridades da região sonham com a rodovia asfaltada. E o governo quer integrar todo o Estado de Mato Grosso. “Há uma luta do governador Blairo Maggi e de todo governo de ver todas as cidades de Mato Grosso com pelo menos uma ligação asfáltica. Estamos com essa estratégia", observou Silval.

"Com a rodovia asfaltada, tem a possibilidade de transportar a produção daqui, mais a da região de Primavera do Leste, com a ligação das duas BRs 070 e 364. Você não poder tirar o sonho da população de uma região", avalia.

O aposentado Sebastião Moreira diz que haverá melhorias com a pavimentação, pois liga Guiratinga a Tesouro, Primavera do Leste e facilita a atividade agropecuária. Mas também o próprio deslocamento das pessoas. “Se pegar ônibus para Cuiabá, vai por Primavera do Leste e Campo Verde. Para ir a Goiânia, vamos primeiro para Rondonópolis e depois Alto Garças. Agora, vamos (iremos) direto para Alto Garças”, cita um benefício útil com a futura pavimentação da MT-110 na região de Primavera do Leste e Novo São Joaquim, na BR-070, até Alto Garças, na BR-364.

Segundo o prefeito de Guiratinga, Gilmar Mocellin, a ligação das duas rodovias federais por meio da MT-110 vai impulsionar o desenvolvimento da região com o auxílio de investimentos do setor privado em energia e mineração apoiados pela Metamat e Fapemat, respectivamente, companhia estadual de mineração, e fundação de pesquisa do Estado. Ele cita que o custo de asfaltamento da rodovia é de cerca de R$ 200 milhões para consolidar 285 Km de trechos de pavimentação entre Novo São Joaquim e Alto Garças.

A audiência foi solicitada pelo deputado Carlos Brito e segundo o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, o mecanismo de divulgação e participação popular é uma forma da sociedade fazer “pressão política” pela conclusão de um investimento em infraestrutura como a rodovia.

O deputado federal Welington Fagundes é autor da proposta de federalização da MT-110 e também esteve na audiência. Outros parlamentares federais e estaduais e prefeitos da região estão na audiência.

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