Imprimir

Notícias / Cidades

Governo credencia mais dois laboratórios para exame de coronavírus

Da Redação - Fabiana Mendes

O Governo do Estado credenciou mais dois laboratórios para detectar o novo coronavírus, o Cedilab e o Pró-exame. Ambos atendem pelo plano 'Mato Grosso Saúde'. Mesmo assim, a realização segue recomendações do Ministério da Saúde e, só pacientes com quadros graves ou com pedido médico podem ser submetidos.

Leia mais:
Prefeitura confirma mais uma morte por coronavírus em Mato Grosso; óbitos chegam a 19

São seis laboratórios aptos para atender os beneficiários do Plano com o exame para a detecção da Covid-19, sendo eles: Laboratório Carlos Chagas, Laboratório Hemaclin (Complexo Hospitalar de Cuiabá), o Laboratório Otorrino (Hospital Amecor), Laboratório Pró-exame (Hospital Santa Rita) e o Cedilab (por agendamento).

O exame realizado é o PCR, sigla para reação em cadeia da polimerase em tempo real, que consiste em um exame genético de detecção do coronavírus desde os primeiros dias de infecção com a coleta das secreções do nariz e garganta. 

A presidente do Plano, Misma Thalita dos Anjos, lembra que a realização dos exames segue as recomendações do Ministério de Saúde, que orienta a realização em pacientes internados e com quadros agravados, ou que estejam nos Pronto Atendimentos (P.A.) com indicação médica suspeita da doença. 

Para a realização dos exames, o paciente precisa ter o pedido médico com assinatura, carimbo e data, bem como as indicações clínicas da doença, que é presença de febre acima dos 38 graus, falta de ar, dores no peito, caracterizando uma suspeita de infecção pelo novo coronavírus. 
Imprimir