Imprimir

Notícias / Política MT

Chefe do Ministério Público diz que médicos precisam receber o equivalente a juízes e promotores

Da Redação - Max Aguiar

O chefe do Ministério Público de Mato Grosso, procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, disse que o novo coronavírus deve trazer novas ideias e valorização do serviço público. Segundo o promotor, médicos deveriam ter salário equiparado ao de juízes e promotores.

Leia mais:
Novos casos de infectados aumentam 74% e percentual de curados cai 65% em Mato Grosso

"No momento em que se falava tanto em liberalismo, salve-se quem puder, e que o mercado regula tudo, chegou uma pandemia para mostrar que as coisas não são bem assim, principalmente na área da saúde. Essa pandemia mudou a vida de todos, mudou a vida do mundo, e fez uma piruleta em certos pensamentos, principalmente econômicos", declarou o procurador durante recente inauguração do novo Hospital Metropolitano de Várzea Grande, com a entrega de 210 novos leitos, na última semana.

Durante sua fala, Borges ainda se mostrou muito politizado e defendeu que alguns projetos que tragam coisas boas para o Brasil sejam aprovados. O exemplo surge  com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 454/2009, que tramita na Câmara dos Deputados e que pretende criar a carreira de médico nas esferas estadual, municipal e federal. O projeto é do ex-deputado federal, ex-senador e atual governador de Goiás Ronaldo Caiado (DEM).

“Nós temos uma PEC 454, de 2009, que está parada desde 2016, que trata da carreira única dos médicos, que daria valorização ao médico de carreira no serviço público, que seria igual ao juiz e ao promotor. Começaria lá em Apiacás e chegaria à Capital, ganhando R$ 35 mil, R$ 40 mil. São essas mudanças que eu espero que essa pandemia traga. Valorização do servidor público, principalmente da saúde. Até porque se tornou um vício", comentou.

Por fim, o procurador cita mais um exemplo de mudança que a pandemia deve trazer. "É bom que o SUS funcione, porque o SUS não funcionando, nós vamos especializar para máfias, infelizmente de branco, que se instalaram neste país, e infelizmente neste Estado. É nesse sentido que eu espero que essa pandemia traga uma mudança de pensamento em relação a isso”, declarou.
Imprimir