Imprimir

Notícias / Política MT

Alvo de protesto de empresários, prefeito diz que trabalha para garantir retomada com segurança

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

Alvo de protestos de empresários de setores como restaurantes, shoppings e academias, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) garantiu que está trabalhando em um plano para a retomada dessas atividades, mas ponderou que ele só será colocado em prática quando houver uma certeza, por parte das autoridades da saúde, de que o retorno será seguro, tanto para os funcionários, quanto para os clientes.

Leia mais
Com caixão e velas, empresários fazem carreata e protestam por reabertura em Cuiabá


Em nota encaminhada à imprensa após a manifestação, o prefeito declarou que a situação de shoppings, restaurantes e academias está sendo diariamente avaliada e relembrou que a cidade, assim como o resto do mundo, não voltou a viver uma normalidade.

Os empresários e funcionários realizaram uma carreata no centro da capital na tarde desta sexta-feira (18), pedindo pela flexibilização da abertura de seus empreendimentos na capital. Os manifestantes carregaram um caixão e acenderam velas na porta da sede da Prefeitura de Cuiabá.

Entre as maiores preocupações dos participantes do protesto estava a falta de uma certeza de até quanto tempo as empresas vão permanecer fechadas e se haverá algum apoio por parte da prefeitura aos empresários e funcionários, que já estão mais de 60 dias sem trabalhar.
 
Veja abaixo a nota emitida pela prefeitura:

Em relação aos pedidos para a reabertura dos comércios, a Prefeitura de Cuiabá informa que:

- O Município compreende a reivindicação das categorias e tem trabalhado para que garantir que a retomada de cada uma das atividades aconteça da forma mais segura possível para os empresários, colaboradores e clientes. 

- Desde o dia 27 de abril, tem colocado em prática um plano estratégico, com o aval técnico e as devidas medidas de biossegurança adotadas. 

- Para os setores que ainda não retornaram, o Município continua avaliando o comportamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na Capital, para que a medida seja aplicada no momento certo. 

- Durante esse período, a Prefeitura segue mantendo o diálogo aberto com todos os setores e busca de uma solução em conjunto.  

- Destaca que, por ter adotado medias rígidas desde o inicio, Cuiabá tem conquistados resultados positivos, se comparado com o cenário nacional. 

- No entanto, tais resultados não significam que a cidade voltou a viver uma situação de normalidade. 

- As previsões de especialistas da área destacam que, até o fim de junho, o número de infectados aumente e, diante dessa conjuntura, o Município trabalha para proteger e evitar que a capital mato-grossense entre neste cenário.

 
Imprimir